por Cristiane Collich Sampaio


 


É um país árabe, de forte orientação islâmica, que, no entanto, reconhece que a tolerância é benéfica para todos. A Tunísia é um país hospitaleiro, flexível diante dos hábitos ocidentais e de religiões diferentes da que ali predomina.


Banhado pelo Mar Mediterrâneo, que separa suas fronteiras das da Itália, o país representa hoje um dos mais econômicos destinos de veraneio no Norte da África, e um dos preferidos pelos europeus. Opções de hotéis e restaurantes para todos os públicos não faltam, especialmente nas localidades costeiras, como a capital, Tunis, Sidi Bou Saïd, Sousse e Hammamet, com ofertas que vão de simples albergues a resorts luxuosos, all inclusive.


Saindo da costa em direção ao interior do país, ao Sul, as montanhas perdem altitude para dar lugar a lagos de água salgada e, depois, ao Deserto do Saara. O clima também se transforma: de mediterrâneo para árido. E seguindo nesse rumo, cada vez mais próximo se estará das tradições do país, de seus povos nômades, os berberes, de seus costumes, de sua culinária peculiar.


Para se ter uma idéia dos custos, a agência Destino Tunísia oferece pacote de nove dias por cerca de US$ 2 800,00. A viagem parte de São Paulo (SP) e inclui: parte aérea e terrestre, hospedagem em hotéis de quatro e cinco estrelas, acampamento no deserto, passeios e parte das refeições.


 


Mais que um boulevard



Os cafés e as largas avenidas podem evocar Paris, mas um giro pelos arredores de Tunis – cidade mediterrânea que tem a seus pés o lago salgado, de mesmo nome –, revelará nuances das origens e da história do país. Na medina (cidade, em árabe) de Tunis – que conserva seu traçado original, de cerca de 1 400 anos, de ruelas estreitas – estão os mercados (ou souks): livros, essências, perfumes, chás, tecidos estão entre as mercadorias oferecidas em lojinhas imemoriais, passadas de pai para filho, ao longo de séculos. O odor de especiarias e de tabaco, a música e os chamados para as orações, vindos da mesquita local, acentua a imagem desse típico mercado árabe.


Nas cercanias encontra-se o Museu Nacional do Bardo, que abriga a maior coleção de mosaicos do mundo, e também Sidi Bou Saïd. Ao entardecer, vale a pena dar um pulo nessa vila tipicamente mediterrânea, à beira mar, para admirar o pôr-do-sol.


Por sua localização estratégica, a Tunísia foi vitimada por diversas invasões. Fenícios, dinastias islâmicas, povos bárbaros e os impérios romano, bizantino e otomano se sucederam em suas terras. No fim do século XIX tornou-se protetorado francês e somente em 1957 se transformou uma república independente.


 


(box) Cartago – Cartago, a antiga capital púnica, é hoje um bairro de Tunis, considerado patrimônio mundial pela Unesco. Sua fundação, pelos fenícios, data de 814 a.C. Séculos depois vieram as guerras entre cartagineses e romanos e, por fim, a derrota de Haníbal. Ao lado de construções mais antigas e de origens diversas, a presença da arquitetura romana, também influenciada pelo cristianismo, é marcante. É possível visitar a acrópole, as cisternas de Maalga e o maior complexo hidráulico do mundo romano.



(box) El Jem e Kairouan – El Jem foi uma das cidades mais ricas da África Romana. Já Kairouan, tombada pela Unesco, é considerada capital religiosa da Tunísia. O viajante deve reservar um tempo para conhecer (e adquirir) os famosos tapetes de Kairouan e para visitar as ruínas da cidade romana de Sbeitla, que está próxima.


 


(boxinho) Deserto, oásis e acampamento – Tozeur é um dos mais belos oásis da Tunísia. A seguir vem Metlaoui, de onde parte o passeio no trem Lezard Rouge (Lagarto Vermelho), para observar os canyons do deserto. Essa região também abriga os cenários do filme Star Wars, em Ong Jemal.


Dali também se parte para Douz, pelo lago salgado de Chott El Herid, a porta do deserto. É possível se hospedar no Saara, com todo luxo e comodidade, no acampamento de Pansea, no qual cada barraca dispõe de ar condicionado e banheiro privativo. Nos arredores, passeios a pé, de dromedário. E, mais, desfrutar a noite e o amanhecer do deserto, com seus céus e sensações misteriosos e inigualáveis.


 



Serviços


 


· Portal do Governo da Tunísia – www.ministeres.tn


 


· HR Viagens & Turismo/Destino Tunísia – www.destinotunisia.com.br