por Márcia Alves





 


Considerado como o melhor resort de praia do Brasil, o Costão do Santinho, verdadeiro paraíso ecológico erguido na Praia do Santinho, ao norte de Florianópolis (SC), combina uma paisagem linda e exuberante, formada por praia de areias brancas e águas cristalinas, costões rochosos, dunas e muito verde, com uma infraestrutura turística de padrão internacional, que ocupa uma área de 1 milhão de m2.


 


O empreendimento dispõe de um hotel internacional, em um edifício à parte onde se localiza do spa, e de 14 vilas de apartamentos, que somam mais de 1.800 leitos. O complexo aquático do Costão é outro destaque, com 14 piscinas de todos os formatos, tamanhos e localização, três delas térmicas.


 


O campo de golfe do Costão do Santinho, primeiro de Florianópolis, possui 571 mil m2 e nove buracos. A estrutura e o projeto paisagístico são equiparados aos melhores campos dos Estados Unidos e da Europa. O destaque fica por conta da área “driving range”, onde os hóspedes podem treinar tacadas longas e de precisão.


 


A super infraestrutura do resort, comporta, ainda, Marina, centro comercial, fitness, complexo esportivo, bares, centro de convenções e seis restaurantes. Toda esta estrutura é reconhecida pelos prêmios que o Costão vem conquistando como o melhor resort de praia do Brasil (Guia 4 Rodas, em 2006) e pela revista Viagem e Turismo, que lhe conferiu cinco títulos consecutivos, entre 2005 e 2009.


 


Gastronomia


 


A gastronomia é um diferencial do resort, que atende a todos os paladares. A cozinha internacional é oferecida no Nossa Senhora das Ondas, com capacidade para 350 pessoas, e no Nossa Senhora da Vitória, especializado em culinária francesa, que comporta até 250 pessoas. Além desses, o Costão Grill, o Açores, a Trattoria di Mare e o Rancho do Pescador servem um cardápio variado.


 


Abrigando uma bem cuidada seleção de marcas estrangeiras e nacionais, a adega de 600 rótulos do Costão do Santinho, segundo diretor de operações, Luiz Branas Valenzuela, “diversificou as opções de harmonização com os pratos da culinária francesa”. É o caso do famoso Confit de Canard, feito com coxa e sobre-coxas de pato marinadas na própria gordura, cuja combinação, de acordo com o sommelier do restaurante Vitória, fica perfeita com o tinto chileno Seña (2001), que equilibra o sabor de três uvas. Ele destaca raridades, como o francês Château Petrus (1994), “uma lenda”, considera, cuja garrafa custa R$ 6.800.


 


Acostumado a recepcionar celebridades e autoridades, como os presidentes dos países do Mercosul, Branas exalta o requinte e o bom gosto de seus hospedes, tanto os goumerts quanto os degustadores de bom vinho. “Não é para qualquer um”, orgulha-se.


 



Museu ao ar livre


 


Totalmente integrado à natureza, o resort mantém uma área de 400 mil m2 de reserva natural totalmente preservada, onde permanece intacto um raro acervo de inscrições rupestres gravadas nas rochas e oficinas líticas deixados pelos índios Carijós, há mais de 5 mil anos. O Museu Arqueológico ao Ar Livre Costão do Santinho é visitado por mais de 60 mil pessoas por ano.


 


A exuberante Praia do Santinho deve este nome a uma inscrição rupestre, cujo formato lembrava um pequeno santo. Pescadores costumavam fazer um culto simbólico a essa inscrição já desaparecida, acendendo velas e rezando para pedir proteção e farta pescaria. O caminho que forma o roteiro está sinalizado e calçado para oferecer mais comodidade ao visitante e parte do conjunto arqueológico foi protegido por uma estrutura de sombreamento.


 


Mais adiante, distribuídas num extenso costão de diábase (rocha) de difícil acesso, que se estende à esquerda, encontram-se quatro grupos de petróglifos (gravuras em pedra), representando figuras antropomorfas, esquemas geométricos, painéis e sinalizações isoladas, em baixo-relevo. Também são vistos vestígios das oficinas líticas, gravadas na cavidade das pedras, com dezenas de alisamentos onde, à beira mar, eram afiados os instrumentos das populações primitivas.


 


Meio Ambiente


 


A preocupação com o meio ambiente permeia todas as ações do Costão, que busca uma saída ecológica a todos os resíduos produzidos no resort. São iniciativas como reflorestamento, sistema de tratamento de esgoto de última geração, central de triagem de resíduos sólidos e reaproveitamento de 100% da água utilizada, além de projetos de conscientização voltados a estudantes. Tal atenção se estende também aos pescadores da comunidade, com estrutura e suporte para a pesca artesanal.