por Denise de Almeida


  


Segundo a Organização Mundial do Turismo, a Turquia é, hoje, o sétimo país mais visitado do mundo, tendo recebido em 2009, mais de 25 milhões de turistas. Localizada na fronteira entre a Europa e a Ásia, a paisagem turca oferece grandes contrastes. De praias com palmeiras a montanhas nevadas, seu território também já foi lar de grandes impérios, por isso, além da grande beleza natural, o país esconde verdadeiras riquezas culturais e arquitetônicas. A capital do país é Ancara, no entanto, é Istambul a porta de entrada turística para o país. E não sem motivos.


Dona de uma das mais importantes heranças culturais do mundo, Istambul guarda nos seus mais de 2.500 anos de história, vestígios de todas as civilizações e impérios que dominaram a região. Capital dos impérios Romano, Bizantino e Otomano, Istambul aparece na história com os nomes de Bizâncio e Constantinopla, mas hoje é uma cidade moderna, com população de aproximadamente 14 milhões de habitantes.


Única cidade no mundo que fica metade no Ocidente, metade no Oriente, Istambul é eletrizante, uma fascinante mistura de história e modernidade, de Ásia e Europa, que encanta turistas do mundo inteiro.


 


A um passo da Europa e Ásia



Desenhando a paisagem de Istambul está o Estreito de Bósforo, que divide Europa e Ásia, e é uma das principais atrações turísticas da cidade. Através de um cruzeiro ao longo de suas margens, é possível apreciar antigos palácios e fortalezas, misturados a modernos hotéis e pequenas aldeias, além de, é claro, desfrutar de ótimos restaurantes de comidas típicas. Aliás, Istambul possui uma enorme variedade gastronômica, que vai do típico ‘kebab’ na esquina mais próxima aos excelentes restaurantes de cozinha internacional.


Os grandes mercados e bazares também são uma experiência à parte. Ativo centro comercial desde o século XV, dizem que o Grand Bazaar é o mais antigo shopping center do mundo. São cerca de 4 mil lojas onde se vende de tudo, desde sapatos em segunda mão até jóias com diamantes.


Taksim é o maior bairro de comércio local, com a famosa rua de pedestres Istiklal Caddesi, porém, nas redondezas de Sultanahmet é onde se concentra boa parte dos cartões-postais da cidade e dos livros de história. (veja box)


A vida noturna da cidade é bastante agitada e os istambulis são hospitaleiros e amigáveis. O inglês e o alemão são os idiomas estrangeiros mais utilizados, mas a embaixada da Turquia no Brasil garante que, para quem quiser se arriscar, o idioma turco – Ural-Altaico – é relativamente fácil, uma vez que se pronuncia tal como se escreve.


 


 


Não perca!



ü Se tiver que escolher um único lugar para visitar em Istambul, não deixe de ir à Haghia Sophia, a famosa igreja de Santa Sofia, construída durante a ocupação romana, no século VI, pelo imperador cristão Justiniano, e que, durante quase mil anos, foi o centro do Império Bizantino. Posteriormente, com a chegada dos turcos otomanos a Constantinopla, a igreja foi transformada numa mesquita, com a adição de quatro minaretes muçulmanos à sua arquitetura e pintura de cal sobre os mosaicos católicos. Em 1931, virou museu e, hoje, é reverenciada tanto por cristãos quanto por muçulmanos.


 


ü Em frente à Santa Sofia, está a não menos famosa Mesquita Sultanahmet, mais conhecida como Mesquita Azul por conta das peças de cerâmica dessa cor que recobrem o interior da construção. Construída entre 1600 e 1616, a suntuosa obra dedicada a Alá tem seis minaretes e a visita de não-muçulmanos é proibida durante as cinco orações diárias.


 


ü Bem pertinho dali está o Palácio Topkapi, centro do poder otomano, que abrigou os sultões e toda a sua riqueza durante mais de três séculos. Sua decoração suntuosa e cenário impressionante hoje abrigam um museu que, entre inúmeras riquezas, expõe o diamante Kasikci, de 81 quilates.


 


ü Ainda no bairro Sultanahmet, a incrível cisterna subterrânea (ASPAS)Yerebatan Saray(ASPAS) (palácio subterrâneo) se encontra bem ao lado da Igreja de Santa Sofia. Também construída pelo imperador romano Justiniano no século VI, a cisterna é sustentada por 336 colunas com diferentes adornos, e tem duas bases de colunas com esculturas de cabeças de medusas.


 


ü Impossível deixar Istambul sem provar o famoso banho turco numa das casas chamadas hamamis. Na Cagaloglu, uma das mais tradicionais, com três séculos de atividade, depois de se molhar com a água que cai de uma bica, é hora de deitar no octógono de mármore para as massagens e outros tratamentos estéticos.