por Cristiane Collich Sampaio

A existência de Maragogi é prova de que uma boa infraestrutura turística não precisa ser necessariamente incompatível com a preservação da natureza. Tranquilo, o município, largamente conhecido por suas piscinas naturais, é a principal referência da Costa dos Corais, uma Área de Proteção Ambiental (APA) de cerca de 150 km de extensão, situada ao longo da costa, entre os estados de Alagoas e Pernambuco. É o segundo maior pólo turístico do estado, atrás somente da capital, Maceió, da qual está separado por apenas 131 km.

O mar verde, de águas claras e mornas, abriga uma das maiores barreiras coralígenas do mundo, que serve como atrativo para inúmeras espécies de peixes e outros animais marinhos. Em Maragogi as galés – piscinas cercadas de corais – se formam na maré baixa. Estão a 6 km da orla e podem ser atingidas por meio de um dos barcos – geralmente catamarãs – que operam regularmente na região.

Em mergulhos livres ou com cilindro, cuja profundidade pode chegar aos 12 m, é possível vislumbrar cardumes multicoloridos, anêmonas, cavalos-marinhos, crustáceos variados, formações de coral-cérebro e outros, esponjas, arraias e até mesmo golfinhos.

Em terra, outros encantos

Entre as praias os destaques são as de São Bento, Peroba, Burgalhau e Barra Grande, que têm em comum as águas calmas e os coqueirais, mas com características especiais que as distinguem entre si. Mas para quem deseja algo mais, opções é que não faltam.

O rio Maragogi – palavra que significa “rio livre” – deu nome ao povoado em 1892. Hoje a cidade, de cerca de 25 mil habitantes, possui excelente infraestrutura turística, com diversos hotéis, pousadas, hotéis-fazenda, restaurantes, bares, lojas, centros de artesanato e várias operadoras de turismo e de esportes radicais. E as atividades não estão restritas à Maragogi.

Em São Miguel dos Milagres, durante um passeio de barco pelo rio Tatuamunha, ou, ainda, em Porto de Pedras, entre as quase intocadas praias de Tatuamunha e Patacho, é possível um feliz encontro com simpáticos e dóceis peixes-bois, espécie de mamífero aquático ameaçado de extinção.

A Costa dos Corais acessível a partir de Maceió e de Porto de Galinhas, em Pernambuco, que fica a apenas 80 km de Maragogi, ou, ainda, da capital pernambucana. Por isso, a partir dessas localidades, é possível conhecer um pouco dessa região em passeios de um dia. Mas para explorar seus recantos e descobrir seus encantos – inclusive gastronômicos – é preciso mais que umas poucas horas corridas, algo que não combina com o pachorrento ritmo local.

Serviço

· Portal do estado de Alagoas

www.governo.al.gov.br

· Maragogi Online

www.maragogionline.com.br/

· Maragogi.tur

www.maragogi.tur.br

· Japaratinga.tur

www.japaratinga.tur.br

· Hotéis e Pousadas.com

www.hoteis-e-pousadas.com/hoteis-e-pousadas-em-Maragogi/

· Onde se Hospedar

www.ondesehospedar.com.br