Por Denise de Almeida

Era uma tarde de sábado quando as amigas Walselira Jakolinski, Ana Lúcia Dias Paulo e Sonia Romano tomavam um café numa lanchonete da cidade e conversavam sobre suas vidas, filhos, maridos e... viagens!  Todas lamentavam a dificuldade que as mulheres têm quando querem viajar desacompanhadas:  falta de boa companhia para dividir um quarto de hotel, dificuldade com outras línguas, e, sobretudo, passeios e locais padrão escolhidos pelas operadoras que não contemplam necessariamente o seu desejo e expectativas. 

Ana Lúcia, médica homeopata, 50 anos, que morou em Paris, já esteve lá por mais sete vezes e quer ir mais 20 se possível, comentava que, diante do seu conhecimento, seria capaz de guiar um grupo de mulheres pela Cidade-Luz apresentando lugares interessantes, mas sem cair na mesmice dos guias turísticos.  Walse, 51 anos, empresária da área de turismo, imediatamente completou: “se você topar em ser nossa guia, eu posso montar um pacote de viagem”. 

A ideia tomou forma e, no próximo mês de agosto, um grupo de 24 mulheres embarca  para uma viagem de uma semana em Paris.  “Montamos um roteiro cultural selecionando os pontos turísticos mais importantes da cidade,  mas a ideia é lançar uma olhar mais feminino sobre cada um dos locais”, revela Walse, sócia da agência de viagem Fair Wind, organizadora do pacote. 

“Para descobrir as maravilhas da cidade, queremos também fazer muitos passeios a pé, por isso, o hotel que selecionamos fica no centro de Paris”, conta.  Ela informa ainda que não faltarão os momentos de compras fora do eixo turístico, com dicas exclusivas de quem morou lá, inclusive no La Vallèe Villagge, outlet com 90 lojas de grandes marcas, a 18 km do centro.  

Ana Lúcia está empolgadíssima. “Paris é histórica, linda e charmosa.  É uma cidade plana que permite ser percorrida a pé, ou auxiliada por uma malha incrível de  330 estações de metrô”.  E, como ‘guia’, já informou que “há pontos turísticos que não podem ficar fora de nenhum roteiro, do mais simples ao mais complexo, pois fazem parte da memória  de todos os que sonham conhecer a cidade”. 

Assim, no roteiro das ‘luluzinhas’ – como elas mesmas estão se denominando – estão a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a Avenue des Champs Elysèes, o Palácio de Versalles, o Museu do Louvre e tudo o que der tempo de conhecer.  

Para que a interação entre o grupo seja ainda mais efetiva, a Fair Wind está organizando encontros periódicos com as interessadas, onde é possível saber um pouco mais sobre o dia a dia parisiense, incluindo algumas expressões em francês.  

A viagem das ‘luluzinhas’ acontece de 19 a 27 de agosto de 2011 e o grupo ainda não está fechado.  Informações na Fair Wind: (11) 3266-3643.