por Cristiane Collich Sampaio

Abençoado com atributos naturais de tirar o fôlego, Morro de São Paulo é um pedaço do paraíso localizado na ilha de Tinharé, no arquipélago do mesmo nome, a 60 km ao sul de Salvador, na Bahia, defronte a Valença.

Mais próximas à simpática vila, situada numa elevação no extremo norte da ilha, estão a Primeira, Segunda e Terceira Praia, de águas mornas e transparentes. Para atingi-las, basta seguir o caminho que desce o morro a partir do povoado.

Na Segunda – que é a mais badalada da ilha –, um passadiço de madeira sobre a areia, dá acesso à infinidade de charmosos bares, cafés, restaurantes, lojas e pousadas que estimulam o intenso movimento dessa praia, dia e noite, quando são organizados luaus e baladas.

A Terceira Praia tem grande número de pousadas e restaurantes ‘pé na areia’. Também possui centro de mergulho, aluguel de caiaques e é ponto de partida para passeios de barco, entre outras atividades.

Ainda no início da Quarta Praia é possível encontrar bares-restaurantes. Depois disso, as piscinas naturais, que surgem na baixa maré, ficam reservadas aos andarilhos e aos hóspedes das raras, pousadas ali escondidas.

Vale a pena

Entre as opções de passeios náuticos, o que vai até a ilha de Boipeba e circunda a de Tinharé se destaca. Na ida há parada em piscinas naturais para mergulhos e no retorno a navegação segue pelos manguezais que separam as 26 ilhas do arquipélago, para num criadouro de ostras e prossegue até Cairú, sede administrativa do arquipélago, surgida durante o povoamento da Capitania de São Jorge dos Ilhéus, que ainda conserva parte de sua arquitetura colonial.

Por fim, o barco atraca no porto de Morro ao pôr do sol, que é um espetáculo à parte. Do forte ou, melhor ainda, da Toca do Morcego – lounge a céu aberto, com esteiras e almofadas, boa música, comidinhas e bebidinhas –, é possível acompanhar o entardecer, prazerosa e preguiçosamente.

A ilha ainda oferece outras atrações naturais e históricas, a começar pelo portal ao lado do casarão colonial do povoado, que dá acesso à Fonte Grande, datada de 1746. Mas há a Quinta (e afastada) Praia e muitos becos, ruelas e trilhas que merecem ser explorados.

Serviços

· Lembrete: na orla não entram carros; o tráfego de veículos é restrito e limitado ao interior da ilha.

· Sites úteis: www.morrodesaopaulobrasil.com.br e www.morro.travel