por Márcia Alves


Viajar de avião está muito mais barato e, na comparação com os preços praticados pelas empresas rodoviárias no Brasil, o conforto e o tempo gasto para chegar ao destino falam mais alto na hora de escolher o melhor meio de transporte.


Hoje, por exemplo, o percurso São Paulo-Rio de Janeiro, aproveitando tarifas promocionais, custa em média R$ 100 em companhias como Gol, TAM e WebJet. O mesmo trecho pode ser feito de ônibus e o valor promocional da Itapemirim fica em torno de R$ 50. A diferença é que, na primeira opção, se chega ao Rio em cerca de uma hora, ao passo que de ônibus o tempo médio é de seis horas.


Outro exemplo: na Gol, a viagem promocional São Paulo-Salvador sai por cerca de R$ 140, enquanto pela Itapemirim o valor é de aproximadamente R$ 70. De acordo com Aline Ferreira, da assessoria de imprensa da Gol, “a empresa mantém seu compromisso de oferecer tarifas competitivas com as cobradas pelas empresas de ônibus em 100% dos seus destinos”.


Atualmente, a Gol possui a promoção “Você Faz a Festa”, que leva os clientes para comemorar os aniversários de cidades brasileiras e da América do Sul, pagando apenas a passagem de volta. A cada mês, as festas acontecem em destinos diferentes. No site da companhia, é possível acompanhar o calendário de aniversário das cidades participantes. Depois, basta ficar atento às datas de compra para adquirir o bilhete promocional.


No último bimestre, os clientes da Gol puderem aproveitar a promoção para conhecer Foz do Iguaçu, Caxias do Sul, Santarém, Porto Seguro, Ilheus, Buenos Aires e Córdoba, todos com tarifa zero na compra de ida. “Um diferencial é a possibilidade de combinar tarifas promocionais com a promoção. Assim, além de levar o trecho de ida de graça, o consumidor paga menos pela volta”, acrescenta Aline.


Ela esclarece, porém, que é preciso planejamento e pesquisa para pagar menos nos voos aéreos. “Para comprar bilhetes mais em conta, o cliente precisa se programar com antecedência, pois vinculamos o valor à compra antecipada e ao número de dias de permanência no destino. A dica é sempre antecipar a compra de passagens em, no mínimo, 21 dias, ou, para aqueles que pretendem passar mais de dez dias no destino, providenciar a aquisição do bilhete com sete dias de antecedência”, explica Aline.


A Gol disponibiliza compras no site, por telefone e em suas lojas. Para parcelamento, a empresa possui o programa Voe Fácil, que permite dividir o valor total em até 36 vezes. Além disso, é possível também parcelar em até seis vezes com cartões de crédito.


A hora é agora


A WebJet é mais um companhia que realiza freqüentes promoções, sempre orientando os consumidores pelo site. De acordo com o analista de Marketing, Aloysio Barros, dentro da estratégia promocional da empresa, a ação “A Hora é Agora” oferece tarifas promocionais, em finais de semana específicos.


“Desde abril já contemplamos cidades como Rio Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Curitiba e Brasília. Em breve, outros destinos da companhia receberão as vantagens da ação. Além disso, a WebJet conta com outras mecânicas promocionais, fazendo com que, semanalmente, haja alguma tarifa bem competitiva em oferta”.


Barros avisa também que a melhor forma de saber das promoções é ficar de olho no site da companhia, ou consultar o agente de viagens, pois as promoções online podem se encerrar às vezes no mesmo dia. A WebJet parcela em até seis vezes em diversos cartões de crédito.


Tarifa planejada


A TAM também realiza periodicamente promoções dentro do conceito de tarifa planejada, que procura estimular a compra de passagens aéreas com reservas de ida e de volta em períodos de menor procura.


Segundo Adriana Stadella, da assessoria de imprensa da TAM, no hotsite Ofertas TAM – www.ofertastam.com.br - os consumidores podem acompanhar semanalmente as passagens com os melhores preços. O hotsite traz ainda dicas sobre os melhores dias e horários e para quem deseja receber avisos por e-mail basta cadastrar seus dados.


Adriana fornece ainda dicas para os viajantes que buscam as promoções: planejar viagens com três meses de antecedência, comprar passagens na madrugada, aproveitar os vôos de terça, quarta e sábado e, se possível, escolher datas na baixa temporada.


Concorrência localizada


Com as vantagens e preços baixos oferecidos atualmente pelas companhias aéreas, as empresas rodoviárias também se movimentam para oferecer preços promocionais. É o caso da Itepemirim, por exemplo, que oferece viagens São Paulo-Porto Alegre a partir de R$ 70 ou São Paulo-Belém a partir de R$ 199, conforme dados fornecidos pelo gerente nacional de Vendas, Emílio Martins Mendes.


Mas a empresa não enxerga as companhias aéreas como concorrentes diretos. “As características e custos são bastante diferentes”, diz. Essa concorrência é esporádica e localizada em algumas linhas”, sustenta o diretor Comercial, Valmir Casagrande. De acordo com o executivo, em viagens mais curtas, existem passageiros que preferem o meio rodoviário, como no caso do trecho São Paulo-Rio.


“Mais do que o aéreo, concorrem com os ônibus interestaduais o chamado transporte clandestino e o próprio automóvel particular. Em 2009, a Viação Itapemirim transportou cerca de 3,2 milhões de passageiros e esperamos um crescimento mínimo de 5% em 2010. Também investimos cerca de R$ 50 milhões na compra de 100 novos ônibus para atender a demanda. E estamos otimistas com os eventos programados para os próximos anos, como a Copa e os Jogos Olímpicos, que deve movimentar o setor, não só no que se refere ao turismo, como nas linhas regulares”, comenta Casagrande.


As dicas para os consumidores são semelhantes às fornecidas pelas companhias aéreas: comprar com antecedência, ficando atendo às promoções, que são sempre divulgadas no site da empresa. O cliente pode comprar pela internet ou pelo 0800-721-2323, com pagamento parcelado a partir de R$ 100.


É possível também utilizar o Programa Fidelidade Itapemirim, atualmente com 100 mil clientes cadastrados. Através dele, o consumidor ganha uma passagem grátis a cada dez viagens. Para se cadastrar, basta acessar o site www.itapemirim.com.br


Fidelidade premiada


Além das tarifas promocionais, outra forma de se beneficiar - com descontos ou até passagens gratuitas - é se cadastrar nos programas de milhagem das companhias aéreas.


Cada companhia incentiva a fidelidade dos passageiros com mecanismos diferenciados para contagem de pontos e resgate para aquisição de passagens. O importante é utilizar sempre a mesma companhia aérea para potencializar o acúmulo das milhagens.


No caso da TAM, por exemplo, existem duas formas de conseguir pontos: voando ou utilizando o cartão de crédito. Quando o consumidor compra uma passagem aérea e informa o seu número de fidelidade, a viagem se converte em pontuação, desde que a tarifa seja elegível para tanto.


A quantidade de milhas acumuladas em cada voo depende de dois fatores: a distância entre as cidades e a tarifa da passagem. Em geral, cada milha de distância equivale a um ponto A partir de 3 mil pontos, já é possível o resgate de uma passagem, ou parte dela.  


A mesma sistemática é oferecida por cartões de crédito. O Ourocard, do Banco do Brasil, por exemplo, é um dos únicos que oferecem pontos de milhagem tanto no crédito (um ponto para cada dólar gasto), quanto no débito (um ponto para cada dois dólares).


No caso de uma viagem para Portugal, com destino a Lisboa, a tarifa da TAM fica em cerca de US$ 1.152,00 – o que equivale a dizer que são necessários em média 40 mil pontos para aquisição gratuita do bilhete.