Há mais de cinco anos o Sincopetro – antecipando-se a qualquer outra iniciativa do gênero no país – vem trabalhando em favor da profissionalização dos estabelecimentos de revenda no estado de São Paulo. Nas últimas décadas mudanças conjunturais colocaram o setor num ambiente altamente competitivo, jamais experimentado pelos revendedores até então.
Ao lado de todas as distorções que se verificaram nesse mercado desde sua abertura, que tumultuaram e ainda tumultuam o dia-a-dia da revenda, esses empresários se depararam com a urgente necessidade de reformulação de seus conceitos de administração. Isso porque liderança, eficiência e ganhos de produtividade – embora já fossem termos comuns em outras áreas, especialmente nas grandes empresas – eram palavras estranhas a um setor que por décadas foi submetido ao rígido controle do Estado.
Assim, ciente de que a concorrência se acirrava, não deixando espaço para amadores e sistemas obsoletos de administração, o Sincopetro contratou empresas especializadas em RH e gestão empresarial, com comprovada experiência, e passou a oferecer programas de treinamento e capacitação nessas áreas. Mais de seis mil pessoas já participaram desses cursos, entre revendedores, gerentes e frentistas, e os ótimos resultados vêm sendo comprovados no cotidiano dos postos.
É com segurança que se pode afirmar que a revenda obteve grandes avanços nesse campo durante esse tempo. O revendedor que participou dos programas do Sincopetro começou a olhar seu estabelecimento de outra forma, reparando em aspectos importantes que passavam despercebidos anteriormente. Ele mesmo assumiu sua posição como líder da empresa, diversificando as atividades, organizando sua equipe, valorizando iniciativas de funcionários, enxugando a estrutura, otimizando a gestão em todos os níveis.
Além dos ganhos de produtividade, esse empresário pôde obter vantagens competitivas, por ter condições de elevar os padrões de atendimento e, com isso, as vendas.
Sabe-se que o elemento preço é apenas um dos que favorece o aumento das vendas, mas hoje não é o mais importante, especialmente em bairros mais nobres. O consumidor quer ser bem tratado, quer um posto limpo, com frentistas apresentáveis, educados e competentes, capazes de orientá-lo quanto às melhores opções de produtos e serviços destinados ao seu veículo. E os cursos para funcionários, entre outros pontos, reforçam esses quesitos.
Até o final deste ano, para atender à demanda, o Sincopetro pretende abrir novas turmas e convida cada associado a refletir sobre a gestão de seu negócio. Será que não está na hora de investir em atualização e em novas ferramentas para aumentar a lucratividade do ponto de venda e seu nível de competitividade?
Estamos a sua espera!

José Alberto Paiva Gouveia,
Presidente do Sincopetro-SP