Márcia Alves

Não é preciso mais do que um pequeno espaço de 80 centímetros de largura ao lado do check out na loja de conveniência para que o revendedor possa agradar em cheio a clientela que freqüenta o estabelecimento, com a oferta de livros. A Madras Editora desenhou um expositor especial para locais que dispõem de pouco espaço, como as lojas de conveniência, que comportam cem títulos, abrigados em cinco prateleiras, cada qual com seis boxes. Além de uma opção cultural e, portanto, um diferencial importante para a loja, os livros da Madras também podem render um bom lucro para o revendedor, já que o material é adquirido em consignação.
Segundo o gerente nacional de vendas da editora, Edson Marcon, o retorno financeiro é de 30% sobre o valor bruto e o lucro real de 42%. Além disso, para facilitar, apenas depois do levantamento mensal dos livros que foram vendidos é que o revendedor recebe um boleto com vencimento para mais de 30 dias. Com um acervo de mais de 1,5 mil títulos nas áreas de auto-ajuda, filosofia, pedagogia, ocultismo, psicologia, misticismo, negócios, jurídico, alimentação/nutrição e outros, e o lançamento de cerca de 18 obras inéditas por mês, a Madras procura renovar o mix de títulos dos expositores a cada 60 ou no máximo 90 dias. “É importante diversificar a oferta de títulos, porque o consumidor está sempre em busca de novidades”, afirma o gerente Marcon.
O revendedor que se interessar em instalar o expositor na loja não precisa esperar que sua companhia firme parceria com a Madras. Segundo o gerente de vendas, basta um contato com a editora e depois o preenchimento de um cadastro, para que a transportadora entregue os produtos onde ele quiser, com a devida nota fiscal de consignação, a qual discrimina títulos e preços e o correspondente desconto de 30% sobre o preço bruto de cada item. Se desejar, o revendedor também pode solicitar a Madras um projeto para personalizar o expositor com a marca ou as cores do posto, sem qualquer custo adicional.
“Segmento fantástico”
Há onze anos no mercado editorial, no qual se destacou no segmento holístico, a Madras atende o segmento de lojas de conveniência desde 2004. “O livro atrai o consumidor não usual de livraria, aumenta a circulação na loja e também é um produto de incentivo à cultura”, afirma Marcon. Segundo ele, a editora descobriu na revenda de combustíveis um segmento “fantástico, que superou de longe o mercado de livrarias individuais, só perdendo para as grandes redes”. Atualmente, mais de 400 postos em todo o país comercializam os títulos da editora. Segundo o gerente, em breve esse número deve subir para 600, tão logo sejam concluídas as negociações com a rede Ipiranga. Também estão negociando parceria com a Madras, além das lojas BR Mania, que terão os expositores em 850 pontos de venda, a Shell e a Texaco.
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