Denise de Almeida


 


São mais de três mil pessoas circulando nos finais de semana pela loja AM/PM do Posto Boulevard Faria Lima. E não é para menos. Instalada em um dos pontos mais badalados da capital paulista, a loja fica na Avenida Faria Lima quase esquina com Juscelino Kubitscheck, onde está concentrado hoje um dos mais modernos centros financeiros da cidade, permeado por incontáveis e sucessivas casas noturnas da moda.


“Durante o dia, o movimento é normal”, conta Alessandro Ribas Galvão César, pro­prietário do posto e franqueado da loja em socie­dade com seu irmão Adriano e com Carlos Mancusi. “Mas à noite, o movimento aumenta tanto que temos que montar um esquema de segurança e controle de fluxo de clientes dentro da loja”, afirma.


Alessandro explica que o local virou ponto de encontro dos jovens e especialmente às quintas, sextas e sábados, a loja e todas as dependências do posto ficam tomadas pelos baladeiros de plantão, que marcam ali o encontro com amigos para iniciar sua noite.


Segundo ele, a dificuldade para estacionar e o preço das casas noturnas da região contribuem, inclusive, para que muitos façam do local a sua balada. Por isso, para garantir o excelente fluxo de carros e a segurança das centenas de jovens consumidores, seis seguranças administram o movimento e controlam o fluxo no interior da loja. “Passou de 12 pessoas, a entrada da loja é bloqueada e só é liberada quando alguém sai”, explica, relatando ainda que depois da meia-noite a fila fica imensa do lado de fora.


O resultado é que, em uma única noite, é possível colocar nos caixas da loja R$ 7 mil. Aliás, desde que foi inaugurada, em julho deste ano, seu faturamento só vem crescendo. No primeiro mês, vendeu R$ 80 mil, no segundo R$ 90 mil e hoje atinge R$ 153 mil mensais. “Não há loja que fature isso em posto que vende 150 mil litros, como é o caso do nosso”, garante Alessandro.


Mas a expectativa é crescer ainda mais. Os revendedores querem atingir a marca de
R$ 200 mil de faturamento em breve e, em poucos meses, chegar a R$ 300 mil mensais.


Em contrapartida, os investimentos também são relevantes. Apesar de não citar cifras, Alessandro ressalta que esta AM/PM possui alguns diferenciais. É um pouco maior, em tamanho, do que a média das lojas da rede. Possui 150 m2 e o mix de produtos passou por transformações. Os preços, também são bastante convidativos, similares aos de supermercado. “Nosso forte são as bebidas”, ressalta, “por isso, sempre temos uma promoção diferente”.


Pensando também no cafezinho que arremata a noite dos baladeiros e começa o dia dos executivos, a loja AM/PM abriga a primeira padaria instalada em uma loja de conveniência de São Paulo. “Aqui há pães e croissants sempre fresquinhos”, completa o revendedor.