Márcia Alves


 


Recém-nomeado diretor de Assuntos Externos da Esso Brasileira de Petróleo, José Augusto Neves acredita que terá muitos desafios pela frente. Mas, nenhum que não possa enfrentar. “É preciso estar aberto, ter disponibilidade e flexibilidade para gerenciar cada desafio”, afirma. Em quase 20 anos na empresa, ele ocupou diversas funções nas áreas técnica, operacional e vendas. Essa “movimentação”, segundo Neves, é um traço na gestão da Esso, “que contribui para a formação de profissionais completos e preparados para assumir novos desafios dentro da companhia, de acordo com o desempenho e perfil de cada um”. Não por acaso, ele considera a Esso como “uma excelente empresa para se trabalhar”.


 


A julga pelas atribuições de seu novo cargo, Neves terá, realmente, muito trabalho pela frente. O departamento de Assuntos Externos, segundo explicou, responde pela comunicação interna e externa, assessoria de imprensa e programas de Cidadania Corporativa, além de parcerias e patrocínios às entidades educacionais, ambientais, ONGs e livros. A revista Equipe Esso é um dos trabalhos desenvolvidos pelo departamento, bem como a condução do Prêmio Esso de Jornalismo, “uma das premiações de maior credibilidade para a imprensa brasileira”, na opinião de Neves. Uma de suas tarefas será cuidar de patrocínios como o do Projeto Esso - Mamirauá, que foca na educação ambiental em uma Reserva de Desenvolvimento Sustentado, localizada no Amazonas.


 


Neves conhece de perto os problemas que afetam a revenda de combustíveis. No ano passado, ele participou de ações de combate ao mercado irregular e de estratégias de marketing para postos. Por isso e por ter acompanhado as mudanças no setor nos últimos anos, ele acredita ser “imperativo o equacionamento das distorções no segmento”, as quais passam, a seu ver, “pela revisão da estrutura tributária e por mais punições àqueles que não atuam de acordo com as leis”. Esses são desafios, reconhece, “para as empresas, sindicatos e entidades ligadas ao setor”.


marcia@postonet.com.br