por Denise de Almeida


 


Entre os meses de julho e agosto, líderes sindicais do Sincopetro, em especial o presidente da entidade, José Alberto Paiva Gouveia (Zeca), percorreram todas as 16 regiões da área de abrangência do sindicato, em reuniões com os empresários de combustíveis locais.


O objetivo foi, principalmente, apresentar os resultados efetivos obtidos pela entidade junto às autoridades governamentais e também junto à opinião pública, através das reportagens transmitidas pela TV Globo que, em maio último, denunciaram o forte esquema de adulteração dos combustíveis em São Paulo.


Sempre contando com a presença maciça dos revendedores, em todas as reuniões realizadas, Zeca, além de mostrar o vídeo com as reportagens, discorreu sobre todo o trabalho desenvolvido pelo Sincopetro ao longo dos últimos anos, visando justamente coibir a adulteração dos combustíveis que tanto prejudica a categoria.


Zeca detalhou o empenho do Sincopetro no auxílio à elaboração e aprovação de importantes leis, como a nº 11929, aprovada no final de 2005 – que determina a cassação da inscrição estadual do estabelecimento que é pego comercializando combustível adulterado e estabelece o fim da exclusividade da vantagem do crédito de ICMS aos hipermercados que operam postos de combustíveis –, e outras duas mais recentes, aprovadas em julho último, após a série de denúncias da Rede Globo – a de nº 12675, que estabelece sanções administrativas para quem adquirir, transportar, revender, estocar combustível em desconformidade com as especificações, e a de nº 12676, que dispõe sobre a presunção da comercialização de solvente como gasolina.


Nestas e em muitas outras situações, o Sincopetro sempre buscou informar e abastecer as autoridades com informações sobre o setor, oferecendo, inclusive, sugestões na elaboração das leis. O resultado desse trabalho é que as investigações e a força-tarefa criada para cassar licenças está funcionando e saneando o mercado.


Outras ações e bandeiras levantadas pelo Sincopetro também foram abordadas durante as reuniões. Esclarecimentos sobre amostra testemunha, coleta de resíduos e postos instalados em supermercados dividiram as atenções com temas que mexem direto com o bolso do revendedor, ocasião em que Zeca demonstrou os convênios e parcerias que a entidade tem realizado para obtenção de recursos financeiros para os postos, possibilidade de mover ações com real ganho de capital junto a instituições bancárias e um programa que auxiliar e simplifica o controle financeiro do posto.


Para aqueles que não puderam comparecer às reuniões e querem saber mais sobre os serviços e o trabalho desenvolvido pelo sindicato, nos colocamos à disposição para mais esclarecimentos pelo telefone (11) 2109-0600.