por Márcia Alves



Agora, os clientes da Ipiranga poderão neutralizar o carbono emitido pelo consumo de produtos da empresa com o Cartão Carbono Zero. Inédita entre as empresas de petróleo, a iniciativa segue a tendência mundial de incentivar a responsabilidade ambiental da população. A partir dos cálculos das emissões geradas por seus produtos, feitos pela Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Ipiranga adotou um programa de neutralização de carbono, por meio de plantio de árvores e da compra de créditos de carbono.


 


Conforme a empresa, foram investidos R$ 6 milhões no lançamento do cartão, entre a aquisição de créditos de carbono e comunicação ao público. Inicialmente, foram adquiridos cerca de 5 mil toneladas de crédito de carbono da empresa MaxAmbiental. Com isso, todos os clientes que pagarem com o cartão Carbono Zero, terão compensado o carbono que vier a ser emitido pelo veículo por meio da captura do plantio de árvores. Uma parte do valor gasto na compra de combustível na rede Ipiranga será direcionada a investimentos em programas de neutralização de carbono, sem custos para o consumidor.


 


Para calcular as emissões de cada usuário do cartão, a Ipiranga fará a apuração do volume de combustível adquirido por eles em sua rede de postos, contabilizando o valor total gasto ao final de cada mês. A partir disso, serão feitas estimativas das emissões totais, transformando os valores financeiros das compras em litros de combustíveis de uso urbano, e calculando as emissões de gás carbônico como se houvesse queima ideal. Os valores apurados mensalmente indicarão a quantidade (em toneladas) de gás carbônico a serem neutralizadas.


 


Outras ações


A Ipiranga investiu nos últimos cinco anos mais de R$ 200 milhões em sustentabilidade ambiental. Pioneira no abastecimento de GNV, inaugurou o primeiro posto do país em 1991. Atualmente, praticamente todas as unidades operacionais da empresa são atendidas por um programa próprio de gestão ambiental. Também desenvolveu um lubrificante para o setor sucroalcooleiro que é biodegradável, e utiliza lubrificantes a granel nos postos de revenda, reduzindo o uso de embalagens fracionadas. Para os revendedores, a empresa oferece treinamentos sobre segurança e proteção ambiental e manuais detalhados de operação, manutenção e atendimento a emergências.