por Márcia Alves


 


Jamais o Concurso O Posto Mais Bonito do Brasil elegeu dois vencedores. Porém, nesta 13ª edição, dois postos reuniram todas as condições necessárias para conquistar o primeiro lugar. Além de bonitos, ambos são bem equipados, apresentam visual moderno e prestam bom atendimento, entre outros quesitos que, pontuados, somaram, cada qual, 175 pontos. O resultado surpreendeu até mesmo os organizadores do concurso. “Ficamos numa saia justa”, confessou o presidente do sindicato paulista (Sincopetro), José Alberto Paiva Gouveia. Embora inédito, o resultado, na opinião do dirigente, foi o mais justo.


 


Bonito, desde sempre


“Vire na esquina do posto bonito para chegar onde quer” ou “abasteço naquele posto bonito”. É assim que os moradores da região onde se localiza o Auto Posto Aeroporto de Bauru se referem ao estabelecimento, segundo o proprietário, Antonio Marins Rocha. “A beleza é uma referência para o nosso posto”, afirma. Mesmo acostumado ao elogio, conquistar o primeiro lugar no concurso era tudo o que Rocha mais queria. “Sempre achei meu posto bonito, por isso decidi inscrevê-lo no concurso”, justifica.


 


Mas beleza é apenas um dos atributos do posto Aeroporto de Bauru. Construídos desde 1999, numa área de 2.823 m2, o posto ocupa 718 m2, abrigando uma equipada loja de conveniência e uma bem montada troca de óleo. Na região é o que mais vende, segundo Rocha, atingindo a média de 400 mil litros de combustíveis. Além do vistoso jardim e dos banheiros impecavelmente limpos, ele aponta o atendimento e a qualidade dos combustíveis como os dois maiores diferenciais do posto. “Temos tradição em qualidade e atendimento”, orgulha-se.


 


Rocha tinha expectativa de levar o primeiro lugar no concurso, porém, confessa que a simples participação já trouxe ganhos ao posto. Segundo ele, desde o momento da inscrição, todos os detalhes em relação à visual, equipamentos, atendimentos e outros foram rigorosamente checados. “Consegui o apoio de todos os 15 funcionários para corrigir todas as imperfeições que, eventualmente, encontrávamos”. Por isso, conclui que, independentemente da classificação, participar do concurso é sempre benéfico. “Agora que temos o posto mais bonito do Brasil, teremos a grande responsabilidade de manter o título”, conclui.


 


Bonito e sofisticado


Inaugurado em janeiro deste ano, no Morumbi, bairro nobre da capital paulista, o Auto Posto Vila Monte Verde, não tem apenas beleza, mas também sofisticação. E não poderia ser diferente, já que o posto está instalado no Panamby, local que reúne os condomínios mais luxuosos da capital. Na vizinhança, ele reina absoluto, pois não há outro concorrente nas redondezas. Isso se explica porque o Vila Monte Verde foi o único posto a se beneficiar de uma mudança no zoneamento da região, que até então não permitia a construção de postos em uma zona exclusivamente residencial (zer).


 


O posto se destaca por seu visual moderno, boa iluminação, instalações e equipamentos novos adequados à legislação ambiental, além do bom atendimento, caractertísticas, realmente, de posto mais bonito do país. Para o abastecimento, mantêm cinco tanques de combustível de 30 mil litros cada, três bombas óctuplas e cerca de 60 funcionários no atendimento. Em pouco menos de um ano funcionamento, o Vila Monte Verde atingiu a marca de venda de 250 mil litros.


 


Para atender sua clientela AA, o Vila Monte Verde caprichou nos detalhes. Banheiros limpos, produtos e serviços de qualidade e atendimento realizado por frentistas bem treinadas e asseadas são condições que Luiz Navarro, um dos proprietários aponta como essenciais para atender bem os exigentes freqüentadores. Além disso, o posto é totalmente informatizado e integrado com o escritório central da Rede Hungria, ao qual pertence.


 


Durante a festa de premiação, Felipe Navarro, filho de Luiz Navarro, não continha sua felicidade pela dupla premiação – o Vila Monte Verde também levou o título de loja mais bonita do país. “Essa conquista nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou, acrescentando que, apesar de toda concorrência desleal e de outros problemas que afetam a revenda de combustíveis “ainda vale a pena trabalhar de forma certa”.


 


 



Posto Urbano


Ale Posto de Serviços (Posto Ponteio) – Alesat


Belo Horizonte (MG)


Proprietário: Alberto Soares


 


A vitória do alto astral


“Eu fiquei muito feliz com a classificação, mas na verdade o prêmio não é meu, mas dos meus funcionários e da minha esposa; ela faz um trabalho de motivação com os funcionários e mantém o alto astral no posto”, comenta o revendedor Alberto Soares, do Posto Ponteio. “Nosso posto é muito bonito, está bem localizado, mas acho que a coisa mais bacana que ele tem é o ambiente; somos uma família, com 25 funcionários, antigos na maioria, onde o mais importante é o clima de colaboração e amizade que reina lá”, enfatiza.


 


Para ele, “foi uma satisfação muito grande participar da festa pela primeira vez e receber o prêmio como terceiro colocado”, mas espera que no futuro possa estar presente novamente, obtendo o primeiro lugar. (CCS)


 



4º Posto Urbano


GazPark Participações


São Gonçalo (RJ)


Proprietário: Johnsen Collares


 


Tudo para agradar o cliente


O GazPark funciona há apenas oito meses, sequer está concluído, mas já conquistou o quarto lugar no concurso. Com dois postos no estado e oito prestes a serem inaugurados até a metade do próximo ano, a GazPark Participações pretende constituir uma rede de 76 estabelecimentos em todo o país, de acordo com o proprietário, Johnsen Collares. Todos os postos, segundo ele, seguem a mesma concepção adotada nos Estados Unidos, cujo propósito é “oferecer tudo o que o consumidor necessita, no caminho para casa”.


 


Por isso, além de combustíveis, os postos GazPark possuem centro comercial, com farmácia, lanchonete, lojas de autopeças importadas, agencia bancária, sorveteria, banca de jornal e outros. O centro comercial do posto de São Gonçalo, onde trabalham 70 pessoas, ocupa 5 mil m2 de uma área total de 6 mil m2, no caminho para Niterói. Collares aponta como diferenciais a agência bancária, que funciona das 8h às 22h, a qualidade do atendimento, prestado por funcionários que nunca antes atuaram em postos, e outros mimos oferecidos aos clientes, como pipoca, algodão doce e cafezinho, tudo de graça. (MA)


 



5º Posto Urbano


Auto Posto Cidade do Vinho – Esso


Jundiaí (SP)


Proprietário: Ulisses Pina


 


O zelo pela imagem


“Esta é a primeira vez que concorro e conseguir classificar o posto entre os primeiros cinco colocados está sendo uma grande satisfação para nós”, declara com entusiasmo Ulisses Pina, proprietário do Cidade do Vinho.


 


“Muito contente”, segundo suas palavras, ele acredita que a comissão julgadora, sem menosprezar outras qualidades do empreendimento, levou em conta a limpeza, a comunicação visual e a imagem – que é a mais recente da companhia –, o que, para Pina, são os elementos que mais chamam a atenção já à primeira vista: “acho que tudo isso junto pesou na classificação do posto”.


 


“A premiação é superlegal, o evento foi muito bom e receber este prêmio está sendo uma grande alegria para nós”, arremata. (CCS)


 



  



1º Posto de Rodovia


Auto Posto Macedão – Shell


Bady Bassitt (SP)


Proprietário: Moacir Macedo Teles


 


Parceria garantiu vitória


Logo após receber o prêmio, sem tentar esconder sua emoção e seu orgulho, Moacir Macedo Teles, proprietário do Auto Posto Macedão, declarou: “digo, com muita satisfação que, modéstia à parte, acho que ganhamos o prêmio merecidamente, porque fazemos um bom trabalho no posto, com zelo e muita atenção, em todos os setores: atendimento ao cliente, banheiros, escritório”.


 


Ele fez questão de que Renato Alonso Jr., que administra o Macedão, também desse seu depoimento. Renato Alonso expressou o grande prazer e a alegria da equipe em obter o primeiro lugar da categoria no concurso e não esqueceu da parceira: “a Shell, nossa parceira há 15 anos, tem nos dado muito apoio; fazemos um trabalho conjunto com o assessor da companhia e isso nos ajudou na vitória”.


 


O Macedão, que ocupa cerca de quatro alqueires de área, tem seu foco voltado ao caminhoneiro, ao trabalhador da estrada, procurando garantir bom atendimento e alta qualidade em produtos e serviços. Como relata seu administrador, o posto procura oferecer ao viajante tudo o que necessita na estrada, além, é claro, de combustíveis. (CCS)


 



2º Posto de Rodovia


Posto São Roque – Shell


Planaltina – Brasília (DF)


Proprietários: Maria Tereza e Ivan Ornelas Lara


 


O mérito da equipe


“O posto é direcionado ao caminhoneiro, com troca de carta-frete e tudo o que ele precisa na estrada”, diz Maria Tereza Ornelas Lara, uma das sócias. Restaurantes, lanchonete, loja de conveniência 24h, boutique e banheiros impecáveis são algumas das facilidades oferecidas no São Roque.


 


“A manutenção, que é feita mensalmente pela Shell, envolve lavagem da cobertura, verificação da parte elétrica e, por exemplo, substituição de torneiras e outros itens danificados”, diz, frisando a preocupação em manter tudo sempre em ordem. Ela diz que está no ramo há 17 anos e que por várias vezes foi incentivada a concorrer. “Foi uma honra participar este ano e uma satisfação ganhar”. (CCS)


 



3º Posto de Rodovia


Auto Posto Limoeiro (Posto Paloma) – Shell


Santa Cruz do Rio Pardo (SP)


Proprietária: Maria José Giaccomini Toneta


Atenção aos detalhes


Pelo segundo ano consecutivo, o Auto Posto Limoeiro figurou entre os finalistas do concurso. Para Maria José Giaccomini Toneta, sua proprietária, o mérito pelas premiações é devido ao trabalho e ao esforço de toda a equipe, a quem ela agradece. “Creio que atendimento, higiene, qualidade de produtos e serviços e um pátio de estacionamento muito bom pesaram na escolha do Limoeiro”, arrisca Maria José.


 


“A festa foi maravilhosa”, declarou. Ela destacou “a importância do evento como um estímulo aos revendedores, pois reconhece seu mérito empresarial”, avaliando que o primeiro colocado da categoria neste ano mereceu a premiação. (CCS)