por Cristiane Collich Sampaio


 


Ela foi constituída pelos irmãos Atem, filhos de imigrantes sírio-libaneses, cujo pai prosperou no ramo do beneficiamento da mandioca.


Hoje, apesar de todas as dificuldades de transporte da região, a bandeira Atem está presente em 60 municípios. A empresa atende a 49 localidades do Amazonas – com 25 postos na capital, dos quais três são flutuantes –, três do Acre, sete de Rondônia e também Boa Vista, capital de Roraima. Além desses, fornece produtos a 30 estabelecimentos independentes, que figuram entre seus mais de 90 clientes cadastrados.


Para fazer frente a essa demanda, mantém uma pequena frota de seis caminhões, uma base própria em Cruzeiro do Sul (Acre) e contratos de armazenagem com a Petrobras Distribuidora e a Petróleo Sabbá, com capacidade mensal de fornecimento de 16 milhões de litros de combustíveis.


Mas no portfólio da Atem há mais que combustíveis. A empresa tem investido na qualidade dos produtos e serviços oferecidos a seus parceiros. Por meio do Programa Akitem Qualidade, um laboratório móvel testa periodicamente a composição dos combustíveis nos postos, de forma a garantir aos consumidores que os produtos seguem os padrões oficiais de qualidade. Além disso, seus clientes podem contar com serviços de manutenção de equipamentos, treinamento de frentistas, assessoria relacionada às disposições da ANP e agora a empresa está desenvolvendo um novo programa que, por meio de benefícios adicionais, busca a fidelização de clientes aos postos da bandeira.