por Denise de Almeida
O sistema de franquias no Brasil continua em plena expansão. Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) indicam que, no ano passado, o sistema de franchising registrou um faturamento recorde de R$ 46 bilhões, apresentando um aumento de 15,6% em relação a 2006, o maior crescimento dos últimos sete anos.
Além do bom momento da economia do país, Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, credita o ótimo desempenho do setor ao aumento significativo de empresas que adotaram o sistema de franquia como estratégia de desenvolvimento em 2007.
No segmento da alimentação, especialmente o de chocolates, além do aumento no número de empresas, as diversas formas de franquia e possibilidades comerciais também têm chamado a atenção dos investidores.
A variedade de ofertas, em geral, está associada ao aspecto financeiro do negócio, mas, em muitos casos, o espaço físico disponível e o produto oferecido têm feito a diferença, já que ambos se adequam às necessidades do franqueado e do consumidor.
Kopenhagen
A Kopenhagen, uma das pioneiras do setor, implantou o sistema de franchising há mais de dez anos, e já naquela época o objetivo era garantir a expansão e divulgar a marca em todo o território nacional.
A natural evolução do comércio levou a empresa a desenvolver outras possibilidades de negócio e, atualmente, a franquia Kopenhagen pode ser em formato de loja ou quiosque e vender somente chocolates, chocolate e café, ou apenas café.
A empresa exige que as lojas sejam instaladas em locais de concentração de público A/B, de preferência próximas a estabelecimentos de alto nível, e sugere a opção por regiões com mais de 200 mil habitantes.
Cacau Show
A Cacau Show se autodenomina a maior indústria do Brasil na produção de chocolates finos. Somos uma das maiores franqueadoras do país, sendo a maior rede de lojas de chocolates finos da América Latina, afirma o proprietário da marca, Alexandre Tadeu da Costa.
Atualmente existem mais de 300 lojas com a marca Cacau Show e, entre suas possibilidades comerciais, além de lojas para atendimento ao consumidor, está a distribuição de produtos, seja em domicílio, seja para padarias, restaurantes etc.
Chocolate&Cheese
A Chocolate & Cheese, conforme informa em seu portal na Internet, destaca-se no mercado nacional e internacional como a única empresa de franchising no segmento de fast food a abranger o tema fondues de forma plena e com qualidade.
Através de sua rede de franquias, os fondues também salgados são vendidos em quiosques com vitrines que abrigam grandes torres de chocolate e uma galeria de espetos em vidro jateado.
A despeito disso,
Showcolate
Também apostando nos fondues, a Showcolate trouxe para o mercado o conceito de fondue express. Com quiosques localizados nos principais shoppings e malls do Brasil, a empresa mantém duas unidades próprias em Belo Horizonte, Minas Gerais e possui franqueados também em Portugal, Espanha, EUA, Honduras e Panamá. E, assim como suas concorrentes, possui soluções para diferentes tamanhos de negócio, adequando-se às necessidades de comercialização, investimento e gestão empresarial de cada franqueado.
Para todas elas, o investimento para implantação depende do espaço físico no que tange às instalações, mais o valor da taxa de franquia e estoque. Em geral, o projeto arquitetônico, assim como assessoria básica de marketing, estão incluídos na taxa de franquia. Compare!
Kopenhagen | Cacau Show | Chocolate & Cheese | Showcolate | |
Investimento | Acima de R$ 200.000 | A partir de R$ 70.000 | De R$ 30.950 a R$ 62.300 | R$ 65.000 a R$ 99.000 |
Área | 30 m2 | 35 m2 | 4 a 12 m2 | |
Prazo de retorno | 24 a 36 meses | 12 a 18 meses | 24 a 36 meses | 12 a 48 meses |
Faturamento médio mensal | R$ 40.000 | R$ 35.000 | R$ 25.000 | R$ 22.500 |
Capital de giro | R$ 100.000 | R$ 4.000 | R$ 12.000 a R$ 20.000 | R$ 10.000 a R$ 20.000 |