por Márcia Alves


 


André Azevedo estava em Lisboa, no início deste ano, quando soube do cancelamento do Rally Dakar, um dia antes do início da competição. Triste e ao mesmo tempo aliviado, o piloto de caminhão da Equipe Petrobras Lubrax, que faria a sua 21ª participação na prova, achou acertada a decisão dos organizadores. “Nós, competidores, imaginamos que possa acontecer algum acidente na própria competição, mas não algo exterior a ela, como o terrorismo", disse. Mas, sua tristeza durou pouco. Sem o Dakar, Azevedo e outros pilotos voltaram suas atenções para o Rally Internacional dos Sertões, maior evento off-road das Américas e do mundo e em número competidores, realizado há 16 anos no Brasil.


 


Vencedor de três etapas do rali em 2006 e quinto classificado em 2007, o piloto e sua tripulação, formada pelo navegador Maykel Justo e pelo mecânico Ronaldo Pinto, estão entre os favoritos da prova neste ano. A 16ª edição do Rally Internacional dos Sertões acontecerá de 17 a 28 de junho, envolvendo competidores das categorias carros, motos, caminhões e quadriciclos O percurso abrangerá cerca de 5 mil quilômetros entre a região central do país e o Nordeste, passando por seis estados: Goiás, Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia e Sergipe. Esta edição também inclui a etapa mais longa de todas, um trecho de 682 quilômetros, dos quais 536 quilômetros serão cronometrados, entre Palmas (TO) e Balsas (MA).


 


No rali, as competições são divididas de acordo com os veículos utilizados. Para motos e quadriciclos, as provas são individuais, enquanto que para carros e caminhões são duplas, com a participação de piloto e co-piloto. André Azevedo, o único competidor do Sertões que já passou por todas as categorias - carro, moto e caminhão –, pilotará nesta edição um caminhão Mercedes-Benz, modelo Atego 1725 4X4 de 7,2 mil quilos, inscrito na categoria  T42, cujo limite de peso é de 8,5 mil quilos. Seu irmão caçula, Jean Azevedo, que também participa da equipe como motociclista, deverá mudar de categoria na prova deste ano. Depois de uma vitoriosa carreira, com seis títulos no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e cinco vitórias no Rally dos Sertões, ele trocará a moto pelo volante de um Mitsubishi.


 


A Equipe Petrobras Lubrax é o patrocínio de esporte motor mais antigo da Petrobras, iniciado em 1996. A empresa aproveita esse tipo de competição para testar seus lubrificantes e combustíveis em condições extremamente adversas. O Dakar e os Sertões são as principais provas de rali disputadas pela equipe. Neste ano, a Petrobras pretende investir cerca de R$ 63 milhões em patrocínios esportivos, que incluem, ainda, esportes de rendimento, como surfe, handebol, tênis e futebol.


 



Curiosidades do Rally dos Sertões


A primeira edição do Rally Internacional dos Sertões foi realizada em 1993 com 34 participantes, todos de moto. A partida foi em Campos do Jordão (SP) e a chegada em Natal (RN), percorrendo 3,5 mil quilômetros. Os carros só passaram a fazer parte do rali na terceira edição, mesmo ano em que a chegada passou a ser em Fortaleza (CE). Também em 1995, o rali percorreu mais de 5 mil quilômetros pela primeira vez e teve a participação de 54 motos e 23 carros. Foi, ainda, em 1995 que o rali recebeu a homologação da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e contou com as presenças do italiano Edi Orioli, vencedor do Dakar em 1996, e do espanhol Jordi Arcarons. Em 2001, foram 113 os inscritos e pela primeira vez houve a participação de caminhões.