por Elaine Paganatto


 


Há quase quatro anos, o Sincopetro iniciou uma campanha de combate à adulteração de combustíveis na capital paulista. Numa conversa com o repórter Agostinho Teixeira, da Rádio Bandeirantes AM, que buscava informações no sindicato sobre o setor de combustíveis, o presidente da entidade citou a proposta de realizar um projeto com a participação da população para analisar a qualidade dos combustíveis. Levada para ser discutida na emissora a idéia foi imediatamente encampada pela rádio e, a partir disso, foi dado início à campanha.


 


O Sincopetro possuía um equipamento de alta precisão e a rádio contava com a simpatia e a fidelidade de milhares de ouvintes. O casamento foi perfeito. Assim, o primeiro posto móvel foi montado em frente ao estádio do Pacaembu, na capital paulista, em novembro de 2004. A emissora informou com dias de antecedência do projeto, que se iniciaria com a entidade, citando a proposta de a população poder fazer a análise do produto que abastecia seus veículos, cujo resultado sairia em menos de dois minutos.


 


O pátio do Pacaembu ficou lotado de carros e de pessoas ávidas por finalmente conhecer os postos que trabalhavam honestamente e que, portanto, mereciam confiança, e aqueles que operavam para lesar consumidores.


 


A partir dessa data, a campanha somente cresceu. A cada semana, mais e mais pessoas apareciam nos locais onde o posto era montado. Em função disso, cidades do interior e do litoral paulista começaram a solicitar que a campanha fosse promovida em sua região.


 


Esse movimento do Sincopetro, juntamente com a rádio Bandeirantes AM, contribuiu para a diminuição dos índices de adulteração que, no início da campanha, eram alarmantes. Ainda era pouco, mas havia significativa mudança no comportamento da população que passou a ficar mais atenta no momento de abastecer o carro. E, claro, também colaborou para que alguns postos deixassem a prática da fraude de lado.


 


Mas o mais importante disso foi que esse projeto chamou a atenção das autoridades governamentais paulistas, que solicitaram a presença do presidente da entidade, José Alberto Paiva Gouveia, para abordar questões ligadas à fraude de produtos no setor. A partir de então, várias medidas foram tomadas, entre elas criadas legislações para minimizar o problema da adulteração de produtos derivados de petróleo.


 


Agora, a campanha do Sincopetro/Bandeirantes entre em nova fase. No último dia 18 de março, além do equipamento de análise, o sindicato levou às ruas da cidade um veículo com sua logomarca, no qual constam os nomes de todos os postos que decidiram colaborar com a campanha. Além disso, o Sincopetro e a Rádio Bandeirantes ganharam o reforço da empresa MET - Thomson que analisa a emissão dos gases expelidos pelos automóveis, demonstrando se os mesmos estão funcionando de maneira regulada ou não.


 


No dia em questão, quase 110 veículos passaram pela Praça Heróis da FEB (Força Expedicionária Brasileira), próxima a avenida Brás Leme, em Santana, São Paulo (SP), para a análise do combustível.


 


Para o presidente do Sincopetro, que esteve no local acompanhando os trabalhos, “a campanha de análise de combustíveis foi um grande sucesso desde o seu nascimento. A população necessitava de algo que lhes desse uma garantia de qualidade e, conseqüentemente, lhes fornecesse subsídios para lutar pelos seus direitos junto aos postos que por ventura os estivessem lesando”.


 


A campanha ocorre todas as terças-feiras, a partir das 9h, em algum ponto da cidade de São Paulo. Por intermédio do site do Sincopetro www.sincopetro.org.br, pelo menos um ou dois dias antes, é possível conferir o local em que a equipe estará realizando as análises.