por Denise de Almeida


 



Desde o início de fevereiro, o Ministério da Agricultura vem acompanhando, quinzenalmente, a produção sucroalcooleira e os estoques das 370 unidades produtoras de açúcar e álcool do país, através do Sistema de Acompanhamento da Produção Canavieira (SapCana). “O objetivo é o melhor gerenciamento dos estoques, principalmente do álcool combustível, de modo a garantir o abastecimento do mercado interno”, afirmou o coordenador-geral de Açúcar e Álcool da Secretaria de Produção e Agroenergia (SPAE), Cid Caldas.


Através de uma senha de acesso direto ao sistema no portal do Ministério, cada unidade produtora informa, em tempo real, sua produção, saídas e estoques de açúcar e álcool naquele momento. Anteriormente, o recebimento era feito por fax ou via impressa.


O Ministério da Agricultura irá repassar os dados à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por meio de convênio. Como a ANP acompanha a comercialização do produto após a saída da usina, a agência poderá cruzar as informações do SapCana com os números de comercialização informados pelas distribuidoras de combustíveis.