por Denise de Almeida


 



Uma parceria entre a Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente e o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) resultou em um guia que – como o próprio nome diz – revela as boas práticas para o consumo sustentável.


À disposição dos interessados gratuitamente no portal do Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br), o guia surge com o objetivo de alterar velhos hábitos do nosso cotidiano, seja em nossa casa ou ambiente de trabalho. Para os empresários, a responsabilidade é ainda maior, já que a conscientização deve se expandir também nas pequenas ações de sua empresa.


A idéia é que cada um de nós, ao adquirir novos hábitos de consumo, possa contribuir para uma melhor qualidade de vida e sobrevivência da nossa espécie no planeta.


Apesar de extenso, o guia tem leitura fácil, leve e dinâmica e começa explicando que Consumo Sustentável nada mais é do que saber usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras. E isso, segundo o guia, “não exige um grande esforço, somente mais atenção com o que está ao nosso redor, no nosso ambiente. Basta fazermos uma pequena reflexão sobre como agimos”.


Selecionamos trechos de dois pontos importantes: água e energia elétrica. Veja!


 


Energia elétrica


 


O consumo de energia elétrica aumenta a cada ano no Brasil. Em breve, estaremos importando energia elétrica de países vizinhos. O comércio, além de ganhar novos estabelecimentos com alto padrão de consumo (shopping centers, hipermercados), dinamizou suas atividades com a ampliação dos dias e horário de funcionamento. No segmento residencial, houve um aumento do uso da eletricidade por incorporação de novos eletrodomésticos.


No total, o consumo residencial e comercial representa cerca de 42% do consumo de energia em nosso país, e grande parte dele é decorrente do desperdício de energia. E é nesse ponto que entra a nossa contribuição.


Economizar energia, além de fazer bem ao bolso, também contribui para o adiamento da construção de novas hidrelétricas, que causam grandes impactos ambientais ou para diminuição da exploração de recursos naturais não renováveis como o petróleo.


 


Água


 


Você sabia que 97% da água existente no planeta Terra é salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e apenas 1% é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos?


Esse pouquinho de água que nos resta, está ameaçado. Isso porque somente agora estamos nos dando conta dos riscos que representam os esgotos, o lixo, os resíduos de agrotóxicos e industriais. Hoje, metade da população mundial (mais de 3 bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento de água. Muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram.


A saída é fazer um uso racional e responsável deste recurso precioso, dando nossa contribuição nas pequenas ações do dia-a-dia. A conta de água no final do mês será menor e o nosso bolso vai agradecer.