por Márcia Alves


 


 



1 - Caixa pequeno


A falta de capital necessário é o maior desafio de muitos franqueados. Especialistas recomendam que se tenha pelo menos de duas a três vezes o valor necessário para iniciar o negócio. O caso de um ex-bancário que decidiu investir numa franquia de alimentação de sucesso é um exemplo. Dispondo de apenas parte dos recursos, ele inaugurou sua franquia totalmente descapitalizado. Com sérios problemas de caixa, não teve capital para pagar fornecedores, pessoal, insumos da operação, aluguel, impostos e o financiamento de equipamentos. Logo as dificuldades apareceram, forçando-o a abandonar o negócio pouco antes de completar dois anos.


 



2 - Subestimando a importância das vendas


Muitos franqueados novos, já desde o primeiro dia de operação da franquia, delegam a função de vendas. Um franqueado de uma locadora de carros já na festa de inauguração afirmou: "Essa é uma batata quente que passo para o meu gerente, que tem muita experiência em vendas e atendimento ao público". Mas, é exatamente no começo do negócio que a maior atenção deve ser dada às vendas, porque delas dependem a recuperação do investimento. Depois de encerrar seu negócio, reconheceu: "De nada vale ter a melhor idéia do mundo se você não puder vendê-la".


 



3 - Sucesso antes do trabalho


Apenas no dicionário é que "sucesso" vem antes de "trabalho". Subestimar o envolvimento e o trabalho exigido do franqueado no dia-a-dia do negócio é sempre um erro capital. Foi o que aconteceu com Cláudio ao investir numa franquia de cosméticos. Com a certeza de que o sucesso do empreendimento estaria garantido, ele se dedicou a outras atividades e verificava o caixa apenas nos finais de semana. Muitos novos franqueados têm a percepção de que o negócio vai andar sozinho. Cláudio achava que nada poderia dar errado, mas deu.


 



4 - Mudando o negócio


Alguns novos franqueados utilizam sua experiência anterior para selecionar a franquia. Augusto, que já havia trabalhado em negócios de café, decidiu abrir uma cafeteria. “Nem participei do treinamento, porque eu já sabia tudo e seria uma enorme perda de tempo”, disse. Então, ele passou a questionar as orientações do franqueador sobre a escolha do ponto, do projeto de arquitetura, do programa de treinamento e até do mix de produtos. Depois de fechar sua franquia, amargando um enorme prejuízo financeiro e pessoal, afirmou: “Eu sabia tudo de café, mas nada de cafeterias, foi um desastre!”.


 



5 - Localização inadequada


Este é o mais mortal dos erros em franquias que exigem alto investimento e mercado qualificado. Mônica ficou encantada com o novo shopping em sua cidade: "O corretor me apresentou um estudo de mercado fantástico e então não tive dúvidas”, conta. Local inadequado é aquele que não gera consumidores suficientes para o negócio acontecer. Nesses casos, a primeira reação do franqueado é questionar o mix de produtos e serviços. Geralmente, o mix está correto, mas o mercado localizado é que está errado. Diante do baixo faturamento, Mônica adicionou comida por quilo naquela famosa pizzaria. Com isso, a franquia de fast-food foi descaracterizada, obrigando-a a fechar o negócio. “Todas aquelas franquias do shopping não sobreviveram e percebi que estava apenas ajudando o empreendimento a maturar, mas totalmente quebrada", recorda-se.