por Márcia Alves


 



Até 2009 o diesel distribuído no país terá de baixar o teor de enxofre das atuais 500 partes por milhão (ppm) para 50 ppm. Hoje, a proporção é de 500 ppm nas regiões metropolitanas e de 2000 ppm no interior. Entretanto, apenas em maio deste ano é que a Petrobras começou a distribuir o diesel com 50 ppm, somente para testes nas montadoras, condicionando a venda à fabricação de veículos com motores adaptados, os chamados Euro IV.


 


Em recente debate realizado em São Paulo sobre o assunto, o representante da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) comentou a dificuldade de fabricar motores adaptados para o diesel 50 ppm no prazo estabelecido, já que apenas neste ano é que a Petrobras tornou o produto disponível para testes. A Petrobras, por sua vez, justificou a demora, alegando que somente em 2007 é que a agência reguladora editou portaria com as especificações do combustível. Mas, a questão ainda está longe de ser resolvida e promete se arrastar por um bom tempo.