por Cristiane Collich Sampaio


 



O FCX Clarity, um sedan médio de quatro portas, é dotado de célula combustível a hidrogênio e suas emissões se resumem a inofensivo vapor d’ água.


Está prevista a produção de cerca de 200 unidades em três anos, com vendas por meio de contratos de leasing – que incluem manutenção e seguro –, a um custo médio de US$ 21 600 (R$ 35 mil, aproximadamente) por veículo.


Muito mais econômico do que um similar a gasolina, o Clarity tem potência de 127 cv, autonomia de até 435 km com um tanque de hidrogênio e sua velocidade máxima atinge 160 km/h.


A Toyota também anunciou lançamento nesse sentido, com autonomia de 830 km, que ainda não teve seu nome divulgado.


Do ponto de vista da sustentabilidade, essa nova tecnologia é hoje insuperável, por utilizar um combustível inesgotável, cujo uso não provoca poluição e garante alta eficiência ao motor. Porém, a popularização desses veículos deve demorar, pois ainda há um grande obstáculo a ser transposto: não existem postos de hidrogênio, um produto de difícil armazenagem e com processo de obtenção caro.