por Márcia Alves


 


Os avanços tecnológicos incorporados à segurança estão colaborando para tornar a vida mais tranqüila. Parece algo futurista, mas já é possível vigiar a casa ou a empresa por meio de câmeras inteligentes conectadas à Internet, ou receber avisos no celular no caso de invasão de estranhos. Foi o que aconteceu com o empresário João Pedro Wettlaufer, no final do ano passado. Da Alemanha, ele conseguiu impedir um furto à sua residência no Guarujá, litoral de São Paulo, após ver as imagens do assaltante filmadas por uma câmera e transmitidas via Internet.


 


Algumas dessas novidades tecnológicas foram lançadas em duas feiras de equipamentos de segurança, realizadas na capital de São Paulo, no mês de junho. Foram destaques na ISC Brasil e na InterSecurity os sistemas inteligentes de segurança, aqueles que conseguem, sem intervenção humana, identificar comportamentos estranhos em ambientes. Caso das modernas câmeras que possuem um endereço numérico, conhecido como IP (Internet Protocol), cujas imagens podem ser acessadas de qualquer computador. (veja mais no box)


 


As feiras também trouxeram novidades em biometria, que são os sistemas de identificação por meio de características físicas. O banco Bradesco, por exemplo, está testando um caixa eletrônico ativado apenas após a leitura da mão do correntista. No caso de residências, um dos equipamentos lançados realiza o bloqueio das portas quando o leitor não reconhece as impressões digitais cadastradas. Além dessas inovações, os mais de 100 expositores apresentaram diversos tipos de equipamentos, como o que permite ao morador abrir seu imóvel à distância, ou o que é capaz de detectar grampos telefônicos, além de rádios e roupas especiais para bombeiros e policiais.


 


Box – Câmeras inteligentes


A família de câmeras inteligentes que está chegando ao país promete aposentar o bom velho CFTV. Os modelos de última geração têm funções inovadoras, como o funil de luz, que monitora objetos em movimento em ambientes pouco iluminados, resultando em imagens nítidas e ricas em detalhes. Outra função é a de detecção inteligente de movimento, capaz de distinguir um movimento aleatório no meio de uma cena com objetos em movimentação contínua.


 


Mas as novidades em tecnologia não param por aí. A Visiontek lançou a câmera móvel sobre trilhos, que se move a uma velocidade controlada de até 15 km/h sobre um perfilado de alumínio, podendo girar continuamente 360 graus. O sistema também responde a disparos de alarmes. Cada vez que uma determinada porta se abrir, por exemplo, automaticamente a câmera se desloca até o local e executa um zoom.