por Cristiane Collich Sampaio


 




Nos últimos meses a AleSat Combustíveis, detentora da marca ALE, divulgou grandes novidades: a aquisição de uma distribuidora do Sul e a criação de uma empresa voltada a produtos e serviços financeiros.


No dia 22 de setembro, a empresa formalizou a compra da distribuidora catarinense Polipetro. “Essa aquisição é muito importante para entrarmos de forma vigorosa nos mercados de Santa Catarina e Paraná, além de sustentar e fortalecer o crescimento da empresa no Sul”, afirma o presidente da ALE, Marcelo Alecrim.


 


Os cerca de 130 postos da bandeira somados aos outros 1,3 mil clientes – postos independentes e grandes consumidores – irão favorecer a aceleração da expansão e consolidação da ALE na região.


Segundo Alecrim, os novos postos e clientes irão representar aumento de 20 milhões de litros no volume comercializado mensalmente pela companhia. Num primeiro momento, a bandeira Polipetro será mantida, mas gradativamente os postos deverão migrar para a marca ALE. Os valores da transação não foram divulgados.


 


A despeito da crise econômica mundial e de suas possíveis repercussões no Brasil, a direção da companhia demonstra confiança no futuro. Até 2012, R$ 250 milhões deverão ser investidos no mercado interno; deste montante, cerca de R$ 20 milhões, na Região Sul.


 


As metas são ambiciosas. Nos próximos cinco anos, a empresa pretende crescer com mais intensidade nos três estados, passando dos 28 postos atuais com a bandeira para 316, dos quais 85 no Rio Grande do Sul, 136 em Santa Catarina e 95 no Paraná.


 


Cartão ALE e benefícios


 


Além de se dedicar ao crescimento no segmento de combustíveis, a AleSat também abriu nova frente de atuação. No dia 15 de outubro, durante sua convenção nacional, a companhia anunciou sua associação com o Unibanco/Fininvest e lançou a AleCred, braço da empresa voltado exclusivamente ao ramo financeiro.


 


Os produtos e serviços da AleCred abrangem o Cartão ALE, de crédito, com a bandeira Mastercard, e diversas modalidades de crédito e seguros. Aproveitando o fluxo de clientes nos postos, a idéia é agregar a oferta desses novos serviços aos pontos de venda. “Além de possuir um cartão com vantagens específicas para a rede, haverá a oportunidade de comercialização de um novo conceito de conveniência: a financeira”, explica o diretor de serviços financeiros da ALE, Carlos Donzelli, responsável pela implantação da AleCred. “O resultado é também maior fluxo no posto”, destaca, acrescentando que a iniciativa ratifica a importância desses estabelecimentos como canal de venda.


 


O Cartão ALE terá função híbrida, com a possibilidade de utilização nos postos ALE e em todos os estabelecimentos comerciais que aceitem a bandeira Mastercard, trazendo benefícios para revendedores e clientes. Além do cartão, nesse momento as ações estarão centradas em linhas de financiamento para os revendedores e venda de seguros. Em breve, o objetivo é expandir a oferta de serviços, incluindo crédito pessoal e ampliação dos produtos de seguro.


 


O Cartão ALE já está disponível aos revendedores e, a partir da segunda quinzena de novembro, também os clientes da rede poderão solicitá-lo. O mercado potencial abrange aproximadamente 80 milhões de pessoas. Logo no primeiro ano, a AleCred espera a adesão de 50 mil usuários.