por Elaine Paganatto


 


No mês de outubro, a empresa LCD Equipamentos completou 10 anos de existência. Foi no início de sua atividade que ocorreu um fenômeno bastante marcante no mercado de combustíveis: era o momento em que os postos que ostentavam bandeiras tradicionais como Shell, Texaco, Esso, desvinculavam-se dessas marcas e se transformavam em bandeira branca.


Esses estabelecimentos surgiram com força, e segundo o diretor comercial e um dos sócios, Lincoln César, esse período foi conturbado para os distribuidores de equipamentos, que não sabiam com quem poderiam negociar, uma vez que ficaram sem o respaldo das marcas conhecidas.   


Não bastassem essas mudanças que a jovem empresa tinha de enfrentar, uma nova modalidade de fraude surgia para tumultuar o mercado. As adulterações de combustíveis levavam o setor à concorrência desleal, o que também enfraqueceu o mercado de combustíveis e, de novo, quem trabalhava com equipamentos para o segmento sentiu o baque.


Para o diretor da LCD, o segmento hoje está vivenciando a volta dos postos para suas marcas de origem. E isso, segundo ele, renova a esperança dos distribuidores de equipamentos imaginando que encontrarão, em breve, um mercado mais preocupado com a qualidade e com o cliente final.


Quando foi inaugurada, a empresa distribuía equipamentos exclusivamente para postos de combustíveis. No entanto, ainda nos primeiros seis meses de vida, passou a disponibilizar assistência técnica para melhor atender às necessidades de seus clientes. Segundo Lincoln, atualmente a LCD possui a única oficina  ecologicamente correta do mercado para manutenção de equipamentos para postos (com caixa separadora de água e óleo p/ o setor de lavagem equipamentos e lavadoras de peças pequenas por um sistema de bioremediação, sistema de coleta seletiva e descarte correto dos hidrocarbonetos).


 


Vasta linha de produtos


 


Após os três primeiros anos de inauguração, a LCD Equipamentos passou a atuar no mercado de concessionárias, transportadoras e empresas de ônibus, já que aumentou significativamente a sua linha de produtos. “Sentimos que era possível atuar em outros mercados sem prejudicar nosso foco”, observa César.


Neste momento, a LCD opera com postos de combustíveis, concessionárias, transportadoras, centros automotivos, lava-rápidos, construtoras, indústrias em geral, borracharias e apresenta uma linha com mais de cinco mil produtos e peças, distribuídos para todo o Brasil, América Latina e África.


Localizada em bairro da Zona Norte, na capital paulista, em sede própria com cerca de 4 mil m2, a empresa comercializa todos os equipamentos destinados à lavagem, limpeza, troca de óleo, lubrificação, adequação e proteção ambiental, bem como para abastecimento, segurança e sinalização. “Não podemos afirmar que somos a maior empresa do mercado em faturamento, mas é possível garantir que temos a linha mais completa de equipamentos para postos de combustíveis do país”. salienta. A LCD representa ainda empresas de tanques ecológicos, bombas de abastecimento comercial e tratamento de água para reuso.


Para a próxima década de vida, seus gestores pretendem continuar crescendo, investindo na estrutura interna, em treinamentos para os colaboradores, bem como na implantação de ISO já para 2009. Além disso, o objetivo é num futuro breve, abrir pequenas filiais pelo Brasil.


“Também buscamos investir em equipamentos para a proteção ambiental, acreditando que, assim, estaremos colaborando para um futuro melhor para todos nós, brasileiros”, destaca.