por Denise de Almeida


 


 


Última Parada 174



As últimas horas da vida de Sandro do Nascimento, 22 anos, o ‘seqüestrador do ônibus 174’, foram acompanhadas por milhões de pessoas através da TV. O enterro dele foi acompanhado por apenas uma pessoa – sua mãe adotiva.


Instigado pelo documentário Ônibus 174 de José Padilha, o diretor Bruno Barreto construiu um relato ficcional para contar a história do encontro de um adolescente órfão e de uma mulher obcecada pela memória do filho. O encontro de duas pessoas à deriva, que teve como desfecho a morte de uma jovem professora e de Sandro, deixando aquela mãe novamente órfã de seu filho.


“Última Parada 174 é um filme sobre a condição humana e não sobre a condição social do Brasil. Sua história, baseada em acontecimentos reais, narra as trajetórias de uma mãe que perde o filho e de um filho que perde a mãe”, define o diretor.


Apesar de ter dirigido grandes atores do cinema nacional e internacional em 18 longas-metragens, pela primeira vez Bruno Barreto trabalhou com não-atores ou atores com pouca experiência provenientes de grupos teatrais de comunidades carentes do Rio de Janeiro. Entre eles estão Michel Gomes (Sandro), que estréia como protagonista, e Marcello Melo Jr (Alê), em estréia no cinema. Os dois rapazes, Gabriela Luiz (Soninha) e dezenas de figurantes foram preparados pelos irmãos Rogério e Ricardo Blat.


 


 


Jogos Mortais 5


 


Continuação da série de filmes Jogos Mortais, em Jogos Mortais 5, o detetive Hoffman (interpretado por Costas Mandylor no quarto filme) é aparentemente a única pessoa viva a conhecer o legado de Jigsaw. Mas quando seu segredo é descoberto, ele deve caçar e eliminar todos os vestígios deixados para trás.


Para reduzir os gastos e valores de produção, David Hackl, assistente de direção de todas as películas da franquia e diretor do quinto e sexto, filmou os dois longas ao mesmo tempo.
Pra quem não conhece a saga, o filme é mesmo meio confuso e só deve ter seu final revelado no sexto filme, com estréia prevista para outubro de 2009.


 


 


007 - Quantum of Solace


 


Em seu 22º filme, o mulherengo James Bond (Daniel Craig) está desiludido pela traição da única mulher que se permitiu amar: Vesper, morta em 007 Cassino Royale. Mesmo diante dessa desfeita, Bond encontra forças para ir em busca da verdade e, com sua chefe M. (Judi Dench), interroga o sr. White (Jesper Christensen).


De acordo com suas revelações, a organização que chantageou Vesper é muito mais complexa e perigosa do que podem imaginar. Durante as investigações, o serviço de inteligência descobre um traidor ligado a uma conta bancária suspeita no Haiti, colocando Bond e a linda e vingativa Camille (Olga Kurylenko) lado a lado no caso. Camille apresenta-o a Dominic Greene (Mathieu Amalric), empresário que tem ligações com a misteriosa organização.


Em um campo minado de traições, assassinatos e mentiras, Bond se alia a velhos amigos em uma batalha para descobrir a verdade. Quanto mais perto ele chega do homem responsável pela traição de Vesper, 007 deve se manter um passo a frente da CIA, dos terroristas e até mesmo de M para revelar o sinistro plano de Greene e parar a sua organização.