por Márcia Alves


 


Com um custo que pode chegar a R$ 55 mil, a blindagem de um carro de família representa um sonho de consumo inalcançável para a maior parte da população. Mas, os brasileiros donos de veículos de médio porte e residentes nos grandes centros urbanos estão mais perto de realizar esse desejo. A DuPont lançou neste ano o DuPont Armura, um sistema de blindagem que pode ser adquirido por R$ 18.950, valor 65% menor em comparação aos preços praticados pelo mercado.


Segundo a empresa, além do preço, a blindagem Armura tem outros diferenciais. Um deles é peso menor, cerca de 90 quilos, que contribui para a manutenção do desempenho, da economia de combustível e da vida útil do veículo. Outro diferencial é a venda direta dos modelos Honda Civic, Toyota Corolla e Chevrolet Vectra em concessionárias autorizadas, nas cidades de São Paulo, São José dos Campos e Campinas. O objetivo da DuPont é ampliar as vendas para um total de oito modelos até o final de 2009, nas principais cidades do país.


À PROVA DE BALAS


O sistema de blindagem veicular DuPont  Armura conta com os seguintes componentes blindados: vidros, portas, teto, colunas, encosto do banco traseiro, caixas de rodas traseiras, pára-lamas dianteiros, entre outros. Os painéis de Kevlar, uma fibra de aramida com propriedades balísticas produzida pela DuPont, são leves e flexíveis e já vêm pré-moldados para facilitar um encaixe preciso.


Nos vidros, a DuPont utiliza dois tipos de polímeros. Um deles, o SentryGlas é aplicado em camadas intermediárias, melhorando a durabilidade e evitando a delaminação e o aparecimento de bolhas. O outro é o SpallShield, uma lâmina responsável por reter os estilhaços do vidro no momento do impacto.


Segundo a empresa, todo o sistema de blindagem veicular DuPont Armura foi submetido a severas condições de ataque. Além disso, está em conformidade com a Norma NBR 15000 – Nível I, que protege contra tiros de armas de calibre 22 e 38, que representam 97% das armas de fogo.