Por Denise de Almeida
Segundo dados do IBGE, a região Nordeste do Brasil possui mais de 49 milhões de habitantes, quase 30% da população brasileira, sendo a segunda região mais populosa do país, atrás apenas da região Sudeste.
De olho nesse mercado, a AleSat, da bandeira Ale, e o Grupo Ultra, detentor das marcas Ipiranga e Texaco, anunciaram que a região deve ser alvo de boa parte de seus investimentos nos próximos anos.
A AleSat Combustíveis, quarta maior distribuidora do país, pretende investir, até 2012, R$ 27 milhões na ampliação e/ou instalação de 85 postos de combustíveis da rede na região. O investimento foi anunciado pelo presidente da companhia, Marcelo Alecrim, no final de outubro, e deve contar com o financiamento do Banco do Nordeste, por meio de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
A Ale investe de forma igualitária em todas as regiões em que atua, revela Alecrim, mas a região Nordeste é sabidamente uma das regiões de maior crescimento do Brasil, além de ser a origem de uma das empresas que originou a Ale, afirma, referindo-se à potiguar Satélite Distribuidora de Petróleo que, em 2006, comprou a mineira Ale Combustíveis. Logo, não podemos deixar de destinar recursos para ampliação de nossa participação na região, diz.
Atualmente com 1,7 mil postos no Brasil, sendo 465 no Nordeste, a meta da Ale, segundo Alecrim, é crescer, nos próximos três anos, pelo menos 38 % e atingir a marca de 640 estabelecimentos na região, num total de 2,5 mil estabelecimentos no país. Temos vários projetos para médio prazo e pretendemos continuar investindo em infraestrutura, tecnologia, produtos e serviços, complementa.
Já o Grupo Ultra, que detém a marca Ipiranga nas regiões Sul e Sudeste, garantiu sua entrada nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste graças à aquisição da Texaco, no ano passado. Essas regiões têm potencial para crescer mais do que outras do país", afirmou à imprensa, Pedro Wongtschowski, presidente da companhia.
Procurada pela nossa reportagem, a empresa não quis se pronunciar oficialmente. Contudo, fontes de mercado afirmam que a região Nordeste deverá ser alvo de fortes investimentos por parte da companhia nos próximos anos, uma vez que apresenta maior potencial de crescimento econômico em relação a outras regiões do país.
Segunda maior distribuidora do país, com mais de 5 mil postos entre Ipiranga e Texaco, a companhia deve concentrar sua expansão, até o ano que vem, principalmente em redes regionais e postos independentes. "Há muito potencial de crescimento na área de distribuição de combustíveis no Brasil, e vamos explorar essas oportunidades", disse Wongtschowski.