por Márcia Alves


 


A Shell desenvolveu um novo lubrificante com tecnologia sintética destinado especialmente a veículos flex, o Shell Helix HX5 S. Desde 2007, 90% dos veículos vendidos se enquadram nessa categoria, que hoje é formada por 7 milhões de unidades.Segundo a gerente de Marketing de Lubrificantes da Shell Brasil, Fernanda Andrade, o Brasil está alinhado à tendência mundial de migração para lubrificantes totalmente sintéticos.


Uma das características do biocombustível é a maior afinidade com a água e menor capacidade de mistura com o lubrificante, contato que muitas vezes ocorre na operação de liga/desliga do carro. Quando esses três componentes se encontram no motor, o etanol tende a se aglutinar à água, aumentando a oxidação e formando uma borra branca, que pode diminuir a eficiência do motor e impedir a chegada do óleo às superfícies que necessitam de lubrificação.


De acordo com a Shell, a tecnologia sintética do Shell Helix HX5 S apresenta maior resistência a esses processos e garante ao óleo um fluxo melhor no motor por ser mais puro. Somados a esses fatores, o produto ainda contém aditivos detergentes e dispersantes que dificultam a formação da borra branca.