por Denise de Almeida


 



No final de maio, o município de Guarulhos, na Grande São Paulo, ganhou três pontos de abastecimento de veículos elétricos. A iniciativa foi da EDP Energias do Brasil, filial brasileira da companhia elétrica portuguesa e concessionária da região, que instalou os pontos em áreas de patrulhamento da Guarda Municipal da cidade, para abastecer, inicialmente, as 15 bicicletas elétricas doadas pela empresa.


De acordo com a EDP, a bateria das bicicletas é totalmente abastecida em seis horas e deve ser recarregada a cada 30 quilômetros percorridos, uma distância considerada compatível com o percurso patrulhado pelos guardas municipais.


“No futuro, também poderá abastecer carros elétricos”, informou Miguel Setas, vice-presidente de distribuição da EDP. "É um projeto piloto que certamente será ampliado", disse, destacando que, até o fim do ano, outros sete postos de recarga serão inaugurados no estado.


A EDP já havia implantado, no início do ano, dez postos em Vitória que abastecem atualmente 45 bicicletas elétricas, também doadas à polícia local.


Paralelamente, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os Ministérios da Fazenda, Indústria e Comércio Exterior e Ciência e Tecnologia estão realizando estudos sobre projeto que incentiva a produção de carros elétricos no país. O diretor de relações institucionais da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Ademar Cantero, anunciou a criação de um grupo de trabalho com governo e setor privado para estudar os estímulos à produção de modelos elétricos, cujo resultado também será apresentado ao presidente.