por Denise de Almeida


 



No último dia 18 de junho, o município de São José do Rio Preto, interior paulista, recebeu a primeira edição do programa ANP Interior, criado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) com o objetivo de intensificar a interação da Agência e a sociedade em todas as regiões do interior do país.


Nesse primeiro encontro, em Rio Preto, o projeto contou com a participação de centenas de profissionais do setor, entre eles, representantes do Sincopetro e inúmeros revendedores da região, interessados em debater os rumos do mercado de combustíveis no Brasil. Na pauta, a apresentação de painéis sobre a política de desenvolvimento nacional que vem sendo aplicada pela Agência, bem como os desafios enfrentados pela fiscalização em todos os aspectos. 


 Do programa também constou um minicurso com a demonstração de teste de qualidade de combustíveis e de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e duas mesas-redondas que debateram o futuro de ambos os mercados.  


 Como atividade paralela, a ANP Interior em São José do Rio Preto montou um posto avançado, que funcionou ao longo de todo o dia, para orientações e esclarecimentos sobre temas como fiscalização, cadastro e regularização dos agentes do mercado, além de qualidade dos combustíveis e treinamento para os consumidores. 

 Além desse projeto, cabe destacar que a ANP desenvolveu também, com objetivo similar, o programa ANP Itinerante, que, desde 2009, já percorreu os municípios de São Luís (MA), Recife (PE), Curitiba (PR), Ribeirão Preto (SP), Salvador (BA), Imperatriz (MA), Manaus (AM), Juazeiro (BA), Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG).