por Denise de Almeida


 



Mantendo a proposta de ser uma distribuidora que oferece serviços diferenciados aos motoristas, a ALE Combustíveis, que hoje conta com uma rede de 1,7 mil postos em quase todos os estados brasileiros, aposta agora na informação turística para cativar clientes e fixar sua marca no mercado.  


 Pegando carona na demanda constante por informações de direcionamento nos postos, a ALE treinou os frentistas de 50 estabelecimentos da capital paulista e da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, para prestar o serviço de forma profissional.  


 Por meio do projeto Informações Turísticas, os motoristas que buscarem algum tipo de informação turística ou de direcionamento nestes postos poderão, além de consultar os frentistas, verificar em um display o mapa da região ou levar consigo uma versão impressa do mapa consultado. 


 Em São Paulo, o programa foi ampliado no início de maio, quando a distribuidora passou a participar do Programa Bem Receber do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), projeto criado para cativar visitantes de negócios e lazer, tendo como uma das principais frentes de atuação realizar treinamentos para profissionais que lidam diretamente com o público. 


 O foco está na expectativa de que o fluxo de turistas que chegam ao país cresça nos próximos anos, especialmente durante a Copa do Mundo de 2014.  O treinamento segue uma metodologia baseada na motivação, que convida os frentistas a reconhecerem a possibilidade de mudança e melhoria na qualidade do serviço prestado, bem como entender as particularidades em atender demandas de visitantes que chegam de outras cidades, estados ou países.  Um dos conteúdos abordados, por exemplo, será a cultura de nações cujo modo de vida é distinto do Brasil, como é o caso dos países árabes.