por Márcia Alves


 


A primeira unidade do projeto de inclusão social Cidadão Capaz em Santa Catarina foi inaugurada pela Petrobras Distribuidora no início de agosto, no posto Magnum, em Joinville. Oito profissionais com deficiência foram contratados pelo posto para trabalhar nos serviços de pista (abastecimento, calibragem e lavagem) e na área administrativa (loja de conveniência BR Mania).


No posto adaptado, o espaço entre as ilhas de abastecimento e o ponto de parada dos veículos é sinalizado (com pintura no chão) e bem maior, permitindo a passagem de cadeiras de roda. Guarda-corpos em áreas estratégicas protegem o livre trânsito dos funcionários e consumidores.


A preocupação com a acessibilidade está presente, também, no vestiário, que possui entrada mais larga, e nos banheiros, dotados de barras de apoio, vasos sanitários mais elevados e lavatórios sem coluna para possibilitar a aproximação de cadeiras de roda, além de portas, amplas, abrindo para o lado de fora.


O Projeto Cidadão Capaz teve início em setembro de 2002 e, desde então, promove a adaptação de postos Petrobras às condições necessárias para que pessoas com deficiência possam trabalhar. Atualmente, 38 deficientes trabalham nos 15 postos do projeto.