por Márcia Alves


 


Em Alto Garças (MT), o sócio-proprietário de um posto de combustíveis desativado foi acionado na Justiça pelo Ministério Público para que apresente um plano de encerramento das atividades, até meados de setembro, sob pena de pagamento de multa no valor de R$ 5 mil. A mesma providência já havido sido solicitada órgão ambiental do estado, mas ignorada.


“Esses tanques abandonados oferecem sério riscos de dano ambiental ao solo, uma vez que os resíduos podem vazar devido às más condições de conservação dos referidos tanques, os quais estão expostos a toda sorte de intempéries”, destacou o promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas.


Problema parecido está ocorrendo na cidade de Americana (SP), onde o vereador Reinaldo Chiconi, estuda uma lei projeto para obrigar os proprietários de novos postos desativados a encherem os tanques com água ou areia para impedir a evaporação de combustíveis.

Em Curitiba (PR) já tramita um projeto do vereador Jair Cézar que estabelece o prazo de seis meses para retirada de tanques em postos que encerrarem suas atividades. Segundo ele, a cidade conta com 58 postos abandonados. "É um risco silencioso, mas real e presente", diz.