por Denise de Almeida
A estratégia faz parte de uma ampla plataforma de negócios e marketing, para revendedores e consumidores, que integra toda a sua rede de comunicação, por meio de portal na Internet, programa fidelidade, cartão de crédito e programa motivacional de vendas.
Segundo a empresa, a base desta plataforma está na Rede Integrada Esso. Utilizando equipamento próprio e com capacidade de processar transações de praticamente todos os cartões de crédito e débito, a rede integrará os mais de 1.700 postos da rede Esso. A captura das transações e interligação da rede nos possibilitará conhecer, em mais detalhes, o hábito de consumo dos nossos clientes e aquilo que mais os atrai. A partir disso, as possibilidades são inúmeras: desde promoções instantâneas até iniciativas de marketing específicas e direcionadas a determinados segmentos, explica Leonardo Linden, vice-presidente de combustíveis da Cosan.
Para o revendedor, a adesão ao programa não é obrigatória. Porém, aos que se interessarem, há um custo de participação, não revelado a esta reportagem. Carlos Resende, diretor de marketing da Cosan, ressalta que a plataforma trará aumento do fluxo de clientes, com o conseqüente crescimento no volume de vendas e melhor rentabilidade para a rede. Ele informa que o cartão Esso com lançamento prometido para fins de novembro irá proporcionar ao revendedor vantagens financeiras na forma de redução da taxa de administração e melhoria na taxa do desconto de recebíveis, diz.
Resende explica que todos os revendedores que aderiram à plataforma, vêm recebendo o POS Rede Esso e com ele já é possível realizar todas as transações de pagamento e de fidelização de clientes. Estamos intensificando o treinamento realizado às equipes dos postos e deixando um canal de dúvidas disponível para o revendedor, esclarece. Acreditamos que esse é o momento de inovar e por isso investimos em uma plataforma diferenciada que trará ainda mais competitividade para o mercado.
O portal da Rede Integrada Esso é www.redeesso.com.br