por Denise de Almeida

Esqueça tudo o que já viu ou ouviu a respeito de um posto de combustíveis!  A partir da ideia de que é possível criar um posto de gasolina ‘verde’ ou ecologicamente correto, nasceu o Helios House.  “Não é um protótipo de ‘estação do futuro’”, informa o site da BP, a distribuidora inglesa que tem no Helios House a sua ‘menina dos olhos’.  "É um posto para hoje, um laboratório vivo onde podemos experimentar ideias para aplicar em outros postos”, diz o texto de apresentação.      

Instalado em Los Angeles, EUA, o Helios House foi construído a partir de um posto pré-existente.  E mais do que instalar novos materiais que fossem sustentáveis e recicláveis, um dos grandes desafios do projeto era atualizar a construção original, de forma ambientalmente consciente, também a partir dos materiais antigos.     

Edifício ‘verde’    

Certificado e reconhecido internacionalmente como um edifício ‘verde’, o Helios House conta com a utilização de materiais recicláveis, reciclados, sustentáveis e não-tóxicos em toda a sua estrutura.     

Os vidros que não podem ser reciclados como vidro – como é o caso das lâmpadas fluorescentes, por exemplo – foram triturados e misturados ao concreto da construção em lugar da areia.  A impressionante cobertura, concebida a partir de um programa de computador, incorpora 1653 painéis de aço inoxidável, material 100% reaproveitável. Toda a sinalização do posto é feita com a sucata do aço e, assim como a cobertura, o material poderá ser reutilizado no futuro.    

Noventa painéis solares instalados na cobertura são capazes de produzir 15.000 kW/h de energia, suficiente para abastecer dois ou três lares americanos por um ano.  Além disso, o Helios House conta com um sistema de iluminação inteligente, ativado e desativado em estágios por temporizadores e sensores de luz automáticos que otimizam o aproveitamento da luz natural tanto quanto possível.    

O imenso outdoor que identifica o posto é de LED, que proporcionam baixo consumo de energia; e, as lâmpadas de alta eficiência atuando em conjunto com o design da cobertura, refletem luz colorida sobre o revestimento facetado, possibilitando uma economia de 16% no consumo de energia em relação a um posto convencional.     

Água e vida     

O Helios House consome menos, desperdiça menos e polui menos do que um posto de combustíveis tradicional.  No quesito água, todos os ralos têm filtros, de forma que a chuva não carregue consigo qualquer óleo ou combustível derramado, e, toda a água de escoamento do posto é armazenada e filtrada em uma cisterna subterrânea para, em seguida, ser usada para regar os jardins que se espalham pelo terreno.  Um telhado ‘verde’ de grama e plantas nativas reduz a necessidade de aquecimento ou ar condicionado no prédio.    

Nos banheiros, as telhas são de vidro reciclado pós-consumo, as pias são de sucata de alumínio e toda a pintura do posto é “low VOC”, com baixo teor de compostos orgânicos voláteis, prejudiciais para o ar e para a saúde.    

E, claro, como o Helios House usa o design para inspirar a comunidade e estimular o diálogo sobre gestão ambiental, o posto também é ponto de coleta de papel, latas, garrafas e até mesmo de