por Márcia Alves

A Petrobras Distribuidora possui um programa de capacitação desenvolvido exclusivamente para sua rede de postos intitulado “Capacidade Máxima”. O programa é formado por diversos módulos de treinamento voltados para a gestão empresarial, ministrado para os donos dos postos e das lojas de conveniência, e módulos operacionais, para treinamento das equipes dos postos e lojas.

A capacitação técnica, juntamente com a abordagem do conteúdo de violência contra a mulher, já está presente em todos os estados do Brasil. De março a novembro de 2010, participaram do programa cerca de 9 mil profissionais da rede de postos Petrobras localizados em 270 municípios.

Até abril de 2011, a expectativa é alcançar a marca de 22 mil pessoas capacitadas, em cerca de 460 municípios, em todo país. Até o fim do ano, entretanto, o Programa vai dar um salto sem precedentes, e a empresa pretende quase triplicá-lo em quantidade de municípios e alcance de público, além de incluir novas discussões no conteúdo.

Buscando alcançar a marca de 900 municípios atendidos na história do Programa e 52 mil pessoas capacitadas, a frota será ampliada para 17 UMTs (Unidades Móveis de Treinamento) e, com o objetivo de ampliar as discussões com relação a temas relacionados a direitos humanos, além do tema violência contra a mulher, será incluído também conteúdo de promoção da igualdade racial em todos os cursos ministrados.

Conteúdo

O conteúdo é abordado por meio da distribuição de cartilhas e também por meio da exibição de vídeos de sensibilização e orientação sobre o tema violência contra a mulher, exibidos ao final dos cursos ministrados nas UMTs, além da divulgação do “Ligue 180”, um serviço de utilidade pública que orienta sobre as questões ligadas ao tema.

Segundo a assessoria da empresa, aliando conteúdo social às suas atividades mercadológicas, a Petrobras Distribuidora atua em alinhamento à Política de Responsabilidade Social do Sistema Petrobras, que possui diretrizes específicas de respeito aos direitos humanos. As ações são pautadas a partir da promoção dos princípios de trabalho e da não discriminação, e de respeito à diversidade humana e cultural de sua força de trabalho e dos países onde atua.

Direitos humanos em foco

O “Capacidade Máxima” foi implantado como piloto em quatro municípios em 2006 e, já no ano seguinte, estava atendendo cerca de 50 cidades, na maioria grandes centros urbanos, com cursos em sala de aula.

Com o aumento da demanda, foi preciso buscar alternativas para levar o programa às cidades do interior. Assim, por meio de um convênio assinado entre a Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A., holding a qual a BR pertence) e a Petrobras Distribuidora, no final de 2009, foram colocadas à disposição oito Unidades Móveis de Treinamento (UMTs), ônibus totalmente adaptados, transformados em sala de aula, o que possibilitou levar a capacitação a postos distantes.