por Márcia Alves

O setor de franquias está crescendo no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o último ano, o crescimento foi 20,4%. O melhor desempenho ficou com as franquias de alimentação, com 40% de aumento em relação a 2010.  A ABF avalia que os principais fatores que contribuíram para esse crescimento foram as microfranquias, a entrada dos bancos de investimento no segmento e o maior acesso às linhas de crédito.

Esse bom desempenho está chamando a atenção de marcas estrangeiras. Recentemente, cinco franquias espanholas, de diversos setores, anunciaram que vão se instalar no país. A Telepizza faz parte do segmento de restaurantes e tem 634 lojas na Espanha e 557 no exterior (Portugal, Chile, Polônia e América Central). A KA Internacional está em 46 países, em 450 estabelecimentos, e atua no segmento de decoração. A Lipocero é uma franquia especializada em tratamentos corporais e faciais sem cirurgia. Por último, a Starbene Benedepil e a SaboreaTé y Café são cadeias de estética e restaurantes.