por Márcia Alves

Os shoppins centers são a nova tendência de expansão do segmento da revenda de combustíveis. A alta freqüência de público desses empreendimentos está despertando o interesse de distribuidoras tradicionais, como Esso, Ipiranga e Petrobras. Por enquanto, São Paulo está na dianteira, mas outros estados também estão aderindo à nova onda.

Em São Paulo, há um posto instalado no Shopping Aricanduva, na capital, outros três no interior, em Itu, Suzano e Taubaté, e um no litoral paulista. Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, também possuem postos em shoppings de suas respectivas capitais.

Fora do país, a Petrobras inovou com o primeiro posto em shopping no Paraguai, inaugurado em 2007. Instalado no Shopping China, na cidade de Pedro Juan Caballero, o posto Petrobras é, atualmente, recordista em vendas no país, com a movimentação de 1,5 milhão de litros por mês.

Além de uma loja de conveniência e troca de óleo, o posto oferece quatro tipos de gasolina, três tipos de diesel e etanol. Devido ao sucesso do empreendimento, no ano passado a distribuidora instalou mais um posto na cidade, na estratégica divisa com Ponta Porã (MS).

O mais novo

O mais recente posto em shopping foi inaugurado em fevereiro, em Taubaté (SP). O Marechal Shopping, de bandeira Esso, que foi erguido junto à portaria do Taubaté Shopping, possui quatro bombas quádruplas, 20 funcionários no atendimento e funciona 24 horas. O posto também dispõe de uma loja de conveniência no local.

“O serviço é uma tendência de mercado que seguimos, com o intuito de inovar e oferecer aos nossos clientes comodidade e facilidade nas demandas do dia a dia”, diz a gerente geral do Taubaté Shopping, Ana Cristina Ribeiro. Ela destaca que o shopping não tem qualquer participação nas vendas do posto, pois somente aluga o espaço. “A receptividade dos clientes tem sido excelente até o momento”, garante.