por Denise de Almeida
Em um mercado que movimenta aproximadamente R$ 10 bilhões por ano e onde são comercializados cerca de 300 tipos de lubrificantes, num total de mais de 9 mil produtos entre nacionais e importados, o sindicato que representa as distribuidoras de combustíveis, Sindicom, quer uma regulamentação específica para a área, independente do setor de combustíveis. Para tal, criou o Grupo Executivo de Lubrificantes, comandado desde 1º de abril por Nelson Gomes.
Ressaltando o crescimento e o nível de competitividade que o setor vem experimentando, com cada vez mais novos fabricantes e importadores no mercado, Nelson avalia que a criação de um grupo que possa alavancar os debates relacionados ao setor no Brasil vem sendo discutido com a ANP desde outubro de 2009.
De acordo com o sindicato, o acompanhamento que a ANP faz do mercado de lubrificantes demonstra que, durante o ano de 2010, mais de 20% dos óleos lubrificantes comercializados no país estavam fora das especificações.
Hoje, das 12 empresas associadas ao Sindicom, cinco dedicam-se exclusivamente à distribuição de lubrificantes: Castrol, Chevron, Petronas, Repsol e a francesa Total, recém-integrada à entidade.