por Denise de Almeida

Em um mercado que movimenta aproximadamente R$ 10 bilhões por ano e onde são comercializados cerca de 300 tipos de lubrificantes, num total de mais de 9 mil produtos entre nacionais e importados, o sindicato que representa as distribuidoras de combustíveis, Sindicom, quer uma regulamentação específica para a área, independente do setor de combustíveis.  Para tal, criou o Grupo Executivo de Lubrificantes, comandado desde 1º de abril por  Nelson  Gomes. 

Ressaltando o crescimento e o nível de competitividade que o setor vem experimentando,  com cada vez mais novos fabricantes e importadores no mercado,  Nelson avalia que a criação de um grupo que possa alavancar os debates relacionados ao setor no  Brasil vem sendo discutido com a ANP desde outubro de 2009. 

De acordo com o sindicato,  o acompanhamento que a ANP faz do mercado de lubrificantes demonstra que, durante o ano de 2010, mais de 20% dos óleos lubrificantes comercializados no país estavam fora das especificações.   

Hoje, das 12 empresas associadas ao Sindicom,  cinco dedicam-se exclusivamente à distribuição de lubrificantes:  Castrol,  Chevron,  Petronas,  Repsol e a  francesa Total,  recém-integrada à entidade.