por Denise de Almeida

Um Fiat Palio Weekend Elétrico, produzido pela Fiat em parceria com a Itaipu binacional e adaptado para receber motorização elétrica,  é o protagonista da primeira expedição brasileira com um carro 100% elétrico.  O projeto “Zero Emissão” largou de Los Angeles, na Califórnia, no último dia 09 de abril, e vai cruzar 15 países, durante os próximos quatro meses.  A bordo, quatro profissionais brasileiros da área de comunicação que têm o desafio de estabelecer o recorde para esse tipo de veículo em um percurso de 25 mil quilômetros, através das três Américas. 

Desafio maior, no entanto, é vencer o obstáculo que enfrentam todos os veículos elétricos atualmente:  o tempo de recarga das baterias.  Mesmo dotado de baterias suíças Zebra  (sigla para Zero Emission Battery Research Activity, ou algo como Bateria para Atividades de Emissões Zero),  o Palio tem autonomia média de apenas  100 km e o equipamento demanda 8 horas para uma recarga completa. 

Por isso,  em nome da maior autonomia,  o Palio elétrico foi desprovido de tudo o que consome energia não vital para o seu funcionamento.  "Não teremos ar-condicionado, direção hidráulica, som ou vidros elétricos.  Estamos em um projeto que tem um objetivo importante, que é provar a capacidade desta tecnologia, que pode ser tão importante para todos nós em um futuro muito próximo.   Então, temos que fazer pequenos sacrifícios em nome de atingir este objetivo",  diz o jornalista Paulo Rollo, diretor do projeto. 

Mais detalhes do projeto podem ser encontrados em www.zero-emission.com.br