por Denise de Almeida
Em todo o mundo, foram aplicados US$ 243 bilhões, um crescimento de 30% em relação ao ano anterior. A China manteve a liderança, com US$ 54,4 bilhões, o equivalente a 22% do total. A Alemanha subiu uma posição ao dobrar o valor investido para US$ 42 bilhões, superando os Estados Unidos, que somaram US$ 34 bilhões.
O setor de energia limpa está emergindo como um dos mais dinâmicos e competitivos do mundo, testemunhando 630% de crescimento em financiamentos e investimentos desde 2004″, disse Phyllis Cuttino, diretor do programa de energia limpa do Pew.
A energia eólica continuou a ser a tecnologia favorita para os investidores, com US$ 95 bilhões. Entretanto, o setor solar experimentou crescimento significativo em 2010, com investimentos aumentando 53%, chegando ao recorde de US$ 79 bilhões e mais de 17 gigawatts de novas capacidades de produção global.
No Brasil, o maior investimento foi no setor de biocombustíveis, que recebeu US$ 3 bilhões, o equivalente a 40% do total. Ainda segundo o levantamento, 31% foram destinados à energia eólica e 28% para outras fontes.
BMW lança nova marca para veículos sustentáveis
A BMW anunciou a criação de uma subsidiária especializada na produção e desenvolvimento de veículos amigos do meio ambiente. A partir de 2013, a BMW i, como será chamada a nova marca orientada para os carros elétricos e híbridos plug-in (ligação à tomada), irá comercializar dois modelos: o BMW i3 e BMW i8.
O BMW i3 recebe inspiração no urbano elétrico MegaCity Vehicle e será equipado com um motor elétrico capaz de debitar uma potência de 236cv e autonomia máxima de 200 quilômetros.
Já o BMW i8, baseado no conceito BMW Vision Efficient Dynamics, deverá ter performance de um desportivo, mas com números de consumo e emissão de poluentes de um modelo compacto. O i8 recorrerá a um sistema híbrido que vai combinar um motor de três cilindros turbodiesel com dois motores elétricos, que terão em conjunto 328cv de potência.
Além das tecnologias plug-in híbrida e elétrica, a BMW i criou um grupo de investimentos chamado BMW i Ventures, que vai atuar na criação de aplicativos para smartphone com informações sobre transporte público, locais para estacionar o seu carro e opções de lazer.
Os modelos da i terão o logotipo da BMW, acompanhados de um anel azul que identifica a nova marca. Outros elementos que caracterizarão os carros da i são a grade frontal com detalhes em azul, saias laterais aerodinâmicas, colunas C com desenho diferenciado e rodas de liga leve com diâmetro maior.