por Denise de Almeida

Aberta a temporada de esqui no hemisfério sul e os nossos vizinhos Chile e Argentina já começam a receber os turistas.  Da mais exclusiva à mais badalada, escolha a estação de esqui que mais combina com o seu jeito e experimente a emoção única de deslizar sobre o gelo diante de paisagens de tirar o fôlego. 

 ARGENTINA   

Bariloche

No coração da Patagônia, a 1.030 metros acima do nível do mar,  Bariloche é um dos destinos preferidos dos brasileiros e carrega a fama de ter sido pioneira na prática de esportes de inverno no hemisfério sul.

A montanha mais conhecida e reconhecida internacionalmente é Cerro Catedral, a estação de esqui mais equipada da Argentina.       

Las Lenãs  

É um dos centros invernais mais badalados da Argentina e também o mais elevado (desnível de 1,2 mil metros entre o topo de 3.430 metros e a base de 2.240 metros).  São mais de 65 quilômetros esquiáveis, cobertos por uma neve famosa pela qualidade para a prática de esportes.  A pista iluminada à noite, duas vezes por semana, possibilita a prática do esqui noturno.  A estação oferece 28 pistas sinalizadas, entre elas uma das mais compridas do mundo para esquiadores de nível intermediário.     

Chapelco 

Localizada a cerca de 2 mil quilômetros de Buenos Aires, a estação de esqui Cerro Chapelco fica a 1.980 metros de altura e é uma das mais procuradas por turistas que vão à Patagônia Argentina.  Com 29 pistas e 45 km no total, a estação oferece aos visitantes todos os níveis de dificuldade,  além de uma linda vista para o Lago Lacar e para o vulcão Lanin,  na Cordilheira dos Andes.     

Ushuaia 

Mais nova estação de esqui da Argentina e do hemisfério sul,  Cerro Castor fica em Ushuaia, capital da província da Terra do Fogo.  A região é o ponto mais ao sul do planeta antes da Antártida.  A cidade fica a 195 metros acima do nível do mar, com pico de 1.057 metros e 24 pistas.   

CHILE   

Valle Nevado 

Localizada no ponto mais alto da Cordilheira dos Andes,  a 3.205 metros de altitude, Valle Nevado possui a maior área esquiável do hemisfério sul e a mais moderna do Chile.  São 31 quilômetros, distribuídos por 34 pistas.  Juntamente com as estações El Colorado e La Parva, “os três vales dos Andes”,  totaliza 107 quilômetros de pistas de esqui.       

Portillo  

Com 2.850 metros de altitude, Portillo é o centro de esqui mais exclusivo da América do Sul.  Entre as belezas da região – apenas 40 quilômetros separam a base da estação do pico do Aconcágua,  o pico mais alto do hemisfério sul – estão as vistas deslumbrantes para a Laguna Del Inca e para a Cordilheira dos Andes.

A fama de Portillo vem da neve fofa,  que gera excelentes condições para esquiar e também para a prática de snowboard.     

Chillán 

Oferece pistas de inigualável beleza, localizadas ao redor de um vulcão,   dentro de um centro termal.  A estação de Termas de Chillán apresenta a pista mais longa da América do Sul,  com 13 quilômetros de extensão,  batizada de Las Três Marias, ideal para esqui e snowboard.  Também possui spa com nove piscinas, inúmeros tratamentos e banhos terapêuticos.