por Cristiane Collich Sampaio

De acordo com Ronildo Morais, gerente da Divisão de Petróleo & Gás e Meio Ambiente da instituição, “os investimentos tiveram como finalidade a modernização dos atuais equipamentos e a aquisição de outros, para atendimento às novas normas e ao aumento do escopo de ensaios, garantindo, ao mesmo tempo, maior rapidez nas respostas e melhor atendimento a esse mercado”. Entre as novidades, a principal refere-se à aquisição de equipamento para detectar o percentual de biodiesel no diesel.

Segundo o técnico da Falcão Bauer, com essas mudanças o laboratório também terá condições de melhorar a análise e a verificação da qualidade dos combustíveis, de acordo com as especificações ditadas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Com mais de 58 anos de experiência em análises, testes e consultoria, voltados ao controle da qualidade de materiais e produtos, desde 1983 os Laboratórios Falcão Bauer são acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e pela Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios (RBLE).

A instituição também é acreditada pela Rede Brasileira de Laboratórios de Calibração (RBLC), possui qualificação pela Organização Nacional da Indústria de Petróleo (Onip) e é membro da União Internacional dos Laboratórios Independentes (Uili).

Atualmente desenvolve mais 500 ensaios para materiais e produtos, número inferior apenas ao oferecido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).