por Denise de Almeida

 

A tecnologia dos motores e a grande oferta de automóveis com tração 4x4, ou os chamados off Road com grande vocação para enfrentar terrenos difíceis, hoje disponíveis  no mercado, afasta muitas possibilidades de, numa viagem de  férias ou num passeio bacana com a família, o carro ficar atolado.  Contudo, sempre se pode ser surpreendida por algum trecho instável de terra com areia fofa ou lamaçal.

Caso você se aventure pela estrada afora, tenha em mente que, em alguns trechos, pode ser que seja necessário parar o carro, analisar as condições da estrada e, só então,  traçar uma rota a seguir.

 

De acordo com a equipe do Motor Clube, que trabalha com dicas sobre o mundo automotivo e segurança nas estradas, sempre que se deparar com um caminho em condições duvidosas, é importante também tomar cuidado  para não cair na armadilha de seguir rastros de veículos pesados. “Estes trilhos podem ser mais profundos e instáveis”, alerta a consultora Gisele Galvão.

 

Ela informa que, em estradas onde as condições sejam muito ruins, o importante é ser moderado. “Quanto mais devagar, mais chance de atolar. Muita rapidez, mais risco de derrapagens”, por isso,  o conselho é: engate a segunda marcha e siga em velocidade constante.

 

Na lama 

 

Ainda assim, se, ao entrar num trecho de lamaçal muito crítico,  perceber que o carro está ficando atolado, pare de acelerar, peça para que os outros ocupantes saiam do carro e, se possível, esvazie o porta-malas, para que o caro fique mais leve e mais fácil de desatolar.

 

Feito isso, é hora de pôr a mão na massa. Tire o máximo de lama da frente das rodas, procure por pedaços de tábua e ponha à frente delas.  “Vale também usar o tapete de borracha do veículo”, indica Gisele.

 

Tente avançar em segunda marcha, evitando a primeira, que utiliza força demais e, por isso, possibilita que as rodas escorreguem mais facilmente.

Na areia

 

Se o terreno for de areia fofa, o procedimento é bem parecido, mas há uma dica especial.  Depois de retirar o máximo de areia da frente e em volta das rodas, esvazie um pouco os pneus para que as rodas ganhem mais aderência ao solo. Molhar a areia para deixá-la menos fofa também é uma ótima opção.  E, nesse caso, também vale utilizar pedaços de tábua, galhos de árvore ou o tapete de borracha para sair dessa situação chata.