por Denise de Almeida

O Grupo Cosan, um dos maiores conglomerados privados do país, que reúne empresas  de produção de etanol, lubrificantes, alimentos e logística, acaba de entrar também na  distribuição de gás natural com a compra da maior distribuidora do produto  no país, a Comgás, responsável por abastecer parte do mercado no estado de São Paulo.  

O grupo de Rubens Ometto adquiriu a participação da British Gas (BG), que  controlava a Comgás em sociedade com a Shell.  Lembrando que Shell e Cosan já são  sócias na Raízen, maior produtora de etanol do país que atua na distribuição de  combustíveis com uma rede de 4,5 mil postos Shell e Esso.

O mercado de gás natural no Brasil vive um movimento de transição.  Depois da  expansão  a partir da segunda metade dos anos 1990, o setor enfrentou vários  problemas.  Paralelamente, o mercado paulista, até então atendido pela Comgás, continua a  crescer. Em 2011,  a distribuidora de gás ampliou a rede em mais mil quilômetros, alcançou 1  milhão de clientes e  fechou o ano com um lucro líquido de R$ 236 milhões.  Em 2010, o  lucro foi de R$ 580  milhões.