por Cristiane Collich Sampaio
Quando foi criado, o Sistema Sincocheck se destinava, sobretudo, à comprovação da legitimidade de cheques, principal forma de pagamento de combustíveis à época e, também, grande fonte de prejuízos para o revendedor.
Assim como as formas de pagamento, o sistema evoluiu e hoje oferece ao associado da entidade toda sorte de consultas cadastrais sobre clientes, sobretudo os que realizam pagamentos a prazo, como a maior parte das empresas. O uso desse serviço garante segurança adicional ao revendedor no momento de decidir sobre a concessão de crédito.
Entre as consultas disponíveis, focadas na Pessoa Jurídica, estão: alerta cadastral e pesquisa auxiliar de crédito, estadual e nacional; e ao Serviço Central de Proteção ao Credito Empresarial (SCPC-E). Além disso, também há pesquisas sobre a Pessoa Física, como ao SCPC, ao Serviço de Garantia ao Crédito Mercantil de Serviços (Segam), estadual e nacional, e a consulta integrada (dados do SCPC mais os apurados pelo próprio Sincocheck).
A partir da assinatura do contrato de adesão ao Sincocheck, o associado recebe código e senha para que possa utilizar o serviço, disponível pelo site do Sincopetro. O valor que varia atualmente de R$ 2,79 a R$ 30,77, por pesquisa de todas as consultas realizadas durante o mês será adicionado à contribuição associativa do mês seguinte.
Quando o uso da Internet ainda não havia se popularizado, o sistema operava exclusivamente por meio de máquina de consulta, ligada à linha telefônica. O valor do aluguel do equipamento hoje, de R$ 50,00 por mês serve como crédito em consultas; o revendedor só paga o que ultrapassar esse valor. Alguns postos ainda usam esse sistema.
Os estabelecimentos que não dispõem de sistema informatizado, nem de acesso à Internet, podem efetuar as consultas por meio do URA, uma central de atendimento automático, acessível pelo telefone 2109-0601.