por Márcia Alves

O aumento da frota de automóveis e os altos preços do etanol hidratado estão provocando forte pressão sobre o consumo de gasolina. Sem condições de aumentar a capacidade de produção, a Petrobras deverá intensificar a importação de gasolina neste ano. Segundo o diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, em 2012 as importações do combustível deverão chegar a 80 mil barris diários, o que representará um aumento de 33% em comparação ao ano passado.

Somente nos primeiros três meses deste ano, a Petrobras gastou US$ 958 milhões (cerca de R$ 1,7 bilhão) com a importação de gasolina. O valor é 7% maior que no mesmo período de 2011, de acordo com cálculos feitos por Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE). “O Brasil está sem gasolina”, afirmou Pires, em entrevista à Agência Brasil. “O mercado cresceu muito e não temos produção para atender a todos”, acrescentou.

Ele lembra que o país foi autossuficiente por várias décadas, mas em 2010 voltou a ser dependente de importações de gasolina. Na época, a proporção média era de nove mil barris diários importados por dia, atingindo em 2011 a alta de 60 mil barris importados diariamente. Pires atribui o aumento da demanda por gasolina à alta do etanol nos postos de combustível. Em abril, o preço do etanol subiu 10,36% nos postos de São Paulo, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).