Para cumprir a meta de conquistar 20% do mercado de Arla-32 no Brasil nos próximos três anos, a Raízen inaugurou, no início de outubro, a primeira fábrica de envase do seu aditivo a base de ureia, Shell Evolux, utilizado no catalisador dos motores a diesel produzidos a partir de 2012.

Localizada em Araucária, no Paraná, a planta tem capacidade de envase mensal de 1 milhão de litros e atenderá os mercados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Foram investidos R$ 2 milhões para construção da planta, que fica ao lado da fábrica da Fosfértil, da Vale Fertilizantes, que produz o Arla para a Raízen.

A empresa projeta um mercado potencial de 2 bilhões de litros até 2010, com a distribuidora detendo uma fatia do mercado de 100 milhões por ano em 5 anos, o que deve gerar uma receita de cerca de R$ 250 milhões.

Na rede de postos Shell, o Arla está sendo vendido em embalagens de 10, 20, 200 e 1 mil litros. A expectativa é de que, em breve, pequenos caminhões vendam o aditivo a granel para clientes que possuem boa demanda pelo produto, como concessionárias e transportadoras.